O dólar furado
O dólar ainda é a grande referência de moeda do planeta, mas vem perdendo valor no mundo inteiro e há poucos indícios de que possa sair incólume dessa crise. Maior sinônimo internacional de dinheiro (Libéria, Malásia e Zimbábue estão entre os muitos países que batizaram suas moedas com esse nome), a palavra é indissociável do […]
O dólar ainda é a grande referência de moeda do planeta, mas vem perdendo valor no mundo inteiro e há poucos indícios de que possa sair incólume dessa crise. Maior sinônimo internacional de dinheiro (Libéria, Malásia e Zimbábue estão entre os muitos países que batizaram suas moedas com esse nome), a palavra é indissociável do império americano, mas já tinha uma história globalizada ao nascer.
Dollar saiu, no fim das contas, do alemão taler, moeda de prata que começou a ser cunhada no século 16 na região do Vale de São Joaquim, na Boêmia. Hoje sua cidade natal fica na República Tcheca, mas na época levava o nome de Sankt Joachimsthal, o que levou a moeda a ser chamada inicialmente de joachimstaler e mais tarde, para abreviar, taler.
Quando desembarcou no continente americano, ainda no século 16, o termo já estava meio diferente, tendo sido transformado pelos colonos de origem holandesa em daler. Daí para dollar foi um pulo, mas note-se que a palavra era usada então para nomear qualquer moeda de prata – principalmente o peso espanhol, de grande circulação, e com o qual os EUA equipararam a princípio sua moeda ao criá-la oficialmente em 1785, dois anos após a independência.