O diminutivo de xícara é ‘xicrinha’ ou ‘xicarazinha’?
Vamos ver: xicrinha é a da direita, certo? “Gostaria de saber qual é a forma correta do diminutivo de ‘xícara’: xicrinha ou xicarazinha? Outro dia uma colega de serviço me pediu para contar quantas xícaras havia na bandeja de café, usando a palavra ‘xicrinha’, daí fiquei na dúvida. Obrigada.” (Alana Cristina de Santana) Continua após […]
“Gostaria de saber qual é a forma correta do diminutivo de ‘xícara’: xicrinha ou xicarazinha? Outro dia uma colega de serviço me pediu para contar quantas xícaras havia na bandeja de café, usando a palavra ‘xicrinha’, daí fiquei na dúvida. Obrigada.” (Alana Cristina de Santana)
“Xicrinha” é um brasileirismo consagrado, já dicionarizado faz tempo. O Aurélio exemplifica seu uso com um verso de Cecília Meirelles: “Serviam café numas xicrinhas de beiço lascado”.
Na verdade, a contribuição brasileira é apenas de grafia. Os diminutivos “xicarazinha” e “xicarinha” são igualmente aceitos em Portugal. “Xicrinha” vem a ser o segundo com a incorporação da síncope que existe na fala, isto é, “xic’rinha”.
Apenas como curiosidade, registre-se a equivocada ressalva feita pelo consultor A. Tavares Louro, do (bom) site lusitano Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, à própria ideia de aplicar o diminutivo às xícaras:
A xícara é um objecto com forma e dimensão limitadas. Apenas a réplica que serve de brinquedo para as crianças poderá ser designada como xicarazinha, xicarazita, xicarinha, xicarita.
Trata-se de uma observação sem sentido porque, como se sabe, as xícaras existem num arco de modelos de tamanhos variados, com dois dramaticamente distintos nas extremidades – o de chá e o de cafezinho, este conhecido em inglês pela palavra de origem francesa demitasse.
A abonação de uma poeta culta como Cecília pode sugerir que “xicrinha” deveria ter livre acesso a textos formais, vazados na língua padrão, mas não é bem assim. Trata-se de uma palavra com razoável grau de informalidade. Pode-se abusar dela na linguagem familiar, mas se o contexto for um pouco mais engomado deve-se dar prefência a “pequena xícara” ou, vá lá, “xicarazinha”.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).
*
Publicado em 15/9/2014.