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Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

O Coelhinho da Páscoa é descendente de uma lebre

A deusa pagã Ostara: repare na lebre ao fundo, à direita Se comemora a ressurreição de Jesus, como foi que a Páscoa se viu de repente simbolizada por um coelho? Continua após a publicidade Por que em inglês o nome dela é Easter, uma palavra que aparentemente nada tem a ver com Páscoa? De onde […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 06h34 - Publicado em 31 mar 2013, 13h56

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A deusa pagã Ostara: repare na lebre ao fundo, à direita

Se comemora a ressurreição de Jesus, como foi que a Páscoa se viu de repente simbolizada por um coelho?

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Por que em inglês o nome dela é Easter, uma palavra que aparentemente nada tem a ver com Páscoa?

De onde vieram essas palavras? A do inglês também tem conotações religiosas?

Uma criança curiosa e bem municiada de informações – como é o caso de um número inédito delas a esta altura do século XXI – poderia formular todas essas perguntas depois do almoço de hoje, se não estivesse ocupada demais mastigando chocolate.

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Em todo caso, convém estar preparado. Todas as respostas já foram apresentadas aqui, num artigo chamado “Páscoa, Pessach, Easter: assim se renova a vida”. Reproduzo-o abaixo.

Se a Páscoa volta todo ano, com sua forte simbologia cíclica de renovação e recomeço, por que a coluna deveria lutar contra isso? Feliz Páscoa!

*

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Por trás da palavra da semana, Páscoa, existente em português desde o século XIII, está o latim pascha (com influência de pascua, “pastagem”). Por trás de pascha está o grego páskha. Este por sua vez deixa entrever o hebraico pessach, “travessia”, onde tudo começou.

Às vezes, a história das palavras lembra aquele verso de Chico Buarque (na canção “Vida”) sobre “infinitas cortinas com palcos atrás”.

Antes de nomear a celebração cristã pela ressurreição de Jesus Cristo, pascha tinha, no latim clássico, a acepção de “festa solene entre os judeus” (segundo a fórmula do dicionário Saraiva), em comemoração à sua fuga do Egito sob o comando de Moisés – ou seja, era uma tradução literal de Pessach.

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Ocorre que antes de Moisés e de seu sentido propriamente religioso, Pessach já nomeava a “festa dos pastores nômades pela chegada da primavera” (Houaiss). Note-se que todas essas acepções têm em comum a noção, ora religiosa, ora telúrica, de renovação da vida.

É por meio da ideia de celebração da natureza e da fertilidade que o latim pascha – que passou a diversas línguas ocidentais, do italiano Pasqua ao dinamarquês Paske – se comunica com o inglês Easter e o alemão Ostern, que destoam desse coro etimológico. Estes são termos ligados a Eostre ou Ostara, deusa da primavera no paganismo germânico que tinha entre seus símbolos uma lebre, animal ultrafértil, tataravó do atual Coelhinho da Páscoa.

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