O assertivo errado
Vou tentar ser o mais assertivo possível: o adjetivo “assertivo” não tem nada a ver com “acertar”. Nunca teve, nunca terá. Sim, a língua é viva e está em constante mudança, mas isso não dá licença a ninguém para tratá-la como um vira-lata sarnento. Será que esse “vira-lata sarnento” ficou assertivo demais? A assertividade é […]
Vou tentar ser o mais assertivo possível: o adjetivo “assertivo” não tem nada a ver com “acertar”. Nunca teve, nunca terá. Sim, a língua é viva e está em constante mudança, mas isso não dá licença a ninguém para tratá-la como um vira-lata sarnento.
Será que esse “vira-lata sarnento” ficou assertivo demais?
A assertividade é um termo descendente do latim assertum, “asserção, afirmação, proposição”. O acerto pertence, claro, à família de certus, “decidido, resolvido”. Dois clãs romanos muito diferentes – consta que nunca se visitavam e talvez nem trocassem bom-dia.
Assertivo é o que afirma algo. No vocabulário da linguística, define aquela proposição pela qual o declarante assume responsabilidade. No da psicologia, a assertividade acabou ganhando ares de virtude, como sinônimo de segurança, firmeza nas atitudes e palavras.
Daí para o vocabulário do RH, e deste para o patoá corporativo que circula em uma infinidade de empresas, foi um pulo – um pulo no abismo, bem entendido. Porque a assertividade, nomeando uma qualidade valorizada no mundo do trabalho como imprescindível ao “líder”, logo passou a ser tratada por uma legião de incautos (só um exemplo) como palavra mágica, mosaico de virtudes sensacionais entre as quais se destaca a capacidade de… acertar!
Errado. É possível cometer um equívoco grotesco com a maior assertividade do mundo:
– A terra é plana, ponto final.
Como também é possível estar certíssimo e cheio de dedos, vacilações, gagueiras – ou seja, ser a pessoa menos assertiva num raio de duzentos quilômetros:
– Mas, chefe, será que a gente não deveria considerar apenas como exercício, veja bem, só para não ser apanhado no contrapé, considerar de repente a possibilidade de, sei lá, a terra ser, tipo assim, redonda?
– Sugestão recusada. Próximo item da pauta.