Latente quer dizer ‘evidente’? Não!
Compartilhe essa matéria: Link copiado! “Sérgio, sei que o adjetivo ‘latente’ quer dizer oculto, dissimulado, entre outros significados similares. No entanto, tenho ouvido mais de um jornalista, em uma certa emissora de TV fechada, empregá-lo no sentido de ‘claro’. Como só disponho do Aurélio, peço informar se algum dicionário registra a palavra nessa outra acepção. […]
“Sérgio, sei que o adjetivo ‘latente’ quer dizer oculto, dissimulado, entre outros significados similares. No entanto, tenho ouvido mais de um jornalista, em uma certa emissora de TV fechada, empregá-lo no sentido de ‘claro’. Como só disponho do Aurélio, peço informar se algum dicionário registra a palavra nessa outra acepção. Antecipando agradecimento, envio-lhe o meu abraço.” (Francisco Sobreira)
Francisco tem razão em estranhar esse emprego da palavra latente com o sentido de “evidente, claro, indiscutível”, que também já encontrei por aí. Trata-se simplesmente de um erro.
Quando se diz que alguma coisa está latente, a ideia é que ela existe, mas ainda não se manifestou: permanece oculta, adormecida, em estado potencial. Pode vir à tona a qualquer momento, mas ainda não veio. Trata-se de um termo ligado ao verbo latino latere, “estar escondido”.
É provável que o erro flagrado por Francisco se deva a uma confusão entre latente e patente – este, sim, um adjetivo que significa “claro, evidente, manifesto”.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br
O recado político dos bispos brasileiros e da Igreja Católica contra a extrema direita
5 mensagens de Ano-Novo para começar 2026 com palavras que tocam
A atitude de Ana Castela após o fim do relacionamento com Zé Felipe
João Gomes se manifesta após suposto climão em especial de Roberto Carlos
Sob ameaça de abandono, cúpula do Republicanos minimiza crise entre PP e Tarcísio







