Formação de quadrilha – a palavra
Lewandowski em foto de Ueslei Marcelino/Reuters José Dirceu era o chefe da quadrilha do mensalão, como votou o relator Joaquim Barbosa? Não houve formação de quadrilha, como sustenta o revisor Ricardo Lewandowski (foto)? O suspense em torno da palavra quadrilha marcou a semana no Supremo Tribunal Federal. Continua após a publicidade Das quinze acepções de […]

José Dirceu era o chefe da quadrilha do mensalão, como votou o relator Joaquim Barbosa? Não houve formação de quadrilha, como sustenta o revisor Ricardo Lewandowski (foto)? O suspense em torno da palavra quadrilha marcou a semana no Supremo Tribunal Federal.
Das quinze acepções de quadrilha – vocábulo incorporado à nossa língua desde o século 15 – que aparecem no Houaiss, não existe um único falante de português que tenha dúvida sobre a que está em foco neste caso: “bando de malfeitores, súcia, corja”. No entanto, o significado original de quadrilha não era esse.
O termo veio do espanhol cuadrilla, que a princípio queria dizer apenas grupo de quatro pessoas, segundo o filólogo português António Augusto Cortesão, citado pelo brasileiro Antenor Nascentes em seu “Dicionário etimológico da língua portuguesa”. A origem de cuadrilla deve ser buscada no latim quatuor ou quator (“quatro”), com o acréscimo de um sufixo diminutivo. Contudo, esse número restrito de participantes não demorou a virar letra morta na história da palavra: quadrilhas de malfeitores, de cavalos, de soldados e de embarcações podem ser mais numerosas do que isso.
O termo cuadrilla foi importado ainda pelo francês, que tem a palavra quadrille. Por influência de uma acepção surgida nesta última língua, e que se expandiu também para o inglês, quadrilha acabaria por nomear entre nós uma modalidade popular de dança – inicialmente “executada por dois pares em vis-à-vis”, segundo Nascentes.