‘Estágio’ e ‘estádio’ podem ser sinônimos? Qual é o mais certo?
“Tenho uma dúvida sobre o emprego das palavras ‘estádio’ e ‘estágio’. Quando fazia pré-vestibular, em 2013, meu professor de português disse a minha turma que as pessoas usavam a palavra ‘estágio’ de maneira errada. Segundo ele, em uma frase como ‘A doença chegou em um estágio crítico’, a palavra correta seria ‘estádio’, e ‘estágio’ deveria […]
“Tenho uma dúvida sobre o emprego das palavras ‘estádio’ e ‘estágio’. Quando fazia pré-vestibular, em 2013, meu professor de português disse a minha turma que as pessoas usavam a palavra ‘estágio’ de maneira errada. Segundo ele, em uma frase como ‘A doença chegou em um estágio crítico’, a palavra correta seria ‘estádio’, e ‘estágio’ deveria ser empregado apenas no sentido de estágio curricular, aquele que fazemos para complementar o ensino. Esse uso realmente está correto? Quando devemos usar uma ou outra palavra? Obrigada.” (Anna Carolina Leite)
O professor de Anna Carolina está errado. “Estágio” e “estádio” são palavras intercambiáveis e igualmente aceitas pelos melhores dicionaristas quando têm a acepção genérica de “momento ou período específico em um processo contínuo; fase, etapa”, ou ainda quando são empregadas na acepção biológica mais restrita de “fase no desenvolvimento ou ciclo vital de um organismo” (Houaiss).
Isso significa que, de um ponto de vista técnico, lexicográfico, tanto faz usar um termo quanto o outro em construções como estas: “A doença atingiu seu estágio (ou estádio) terminal”; “O primeiro estágio (ou estádio) das obras chegará ao fim nos próximos dias”; “A crisálida é um dos estádios (ou estágios) intermediários na vida de uma borboleta”.
Como se sabe, os falantes comuns dão ampla preferência à palavra “estágio” em todos os casos mencionados acima. É minha preferência também. No entanto, parece haver uma inclinação nos meios acadêmicos de medicina e biologia pelo uso de “estádio” – origem provável do equívoco cometido pelo professor de Anna Carolina, que entendeu ser lei o que não passa de preferência.
É importante levar em conta que, em suas outras acepções, essas palavras não são sinônimas: as mais importantes são a de “período de aprimoramento profissional” para “estágio” e a de “campo para a prática esportiva cercado de arquibancadas” para “estádio”.
Mas como sinônimos de “etapa, fase”, vale repetir, “estágio” e “estádio” são vocábulos intercambiáveis e igualmente corretos.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br