Está certo falar em dezenas da Mega-Sena?
“Está correto dizer ‘as seis dezenas sorteadas da Mega-Sena’? Pois quando escuto isto, penso logo em 60 números e não em seis números de dois dígitos!” (Keyla Sato) Sim, Keyla, está correto. Essa acepção de dezena como número de dois algarismos sorteado em algum tipo de loteria é um brasileirismo que tem história suficiente para […]

“Está correto dizer ‘as seis dezenas sorteadas da Mega-Sena’? Pois quando escuto isto, penso logo em 60 números e não em seis números de dois dígitos!” (Keyla Sato)
Sim, Keyla, está correto. Essa acepção de dezena como número de dois algarismos sorteado em algum tipo de loteria é um brasileirismo que tem história suficiente para constar nos dicionários e em diversas manifestações culturais. O mesmo se dá com centena (três algarismos) e milhar (quatro algarismos) em contextos equivalentes.
As acepções de dezena, centena e milhar como conjuntos com tais números de unidades são realmente dominantes, mas vale notar que os sentidos brasileiros ligados ao jogo não são os únicos a fugir delas. Na linguagem matemática, são esses os nomes das ordens de numeração decimal.
Toda essa riqueza semântica pode provocar confusão? Em tese, pode, mas será uma confusão facilmente desfeita pelo contexto. Mesmo alguém não familiarizado com a acepção brasileira de dezena compreenderá o enunciado que você apresentou, bastando para tanto saber que a loteria em questão não sorteia 60 números.
É comum – e, quando não desejável, inofensivo para a comunicação – que palavras tenham mais de uma acepção e dependam do contexto para serem corretamente compreendidas. Para citar apenas um exemplo, sobre o qual se pode ler mais aqui, americano pode significar tanto quem é natural do continente americano quanto quem é natural dos Estados Unidos da América.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br