Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Está certo dizer ‘muitas das vezes’?

“Olá, professor. Gostaria de saber se é correto escrever/falar ‘muitas das vezes penso em ler um livro’.” (Julie de Pádua) A resposta à dúvida de Julie depende do contexto. Sim, pode ser funcional inserir a preposição de no meio da expressão “muitas vezes”, mas é preciso notar que isso lhe altera sutilmente o sentido. Na […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 04h10 - Publicado em 27 mar 2014, 15h27

“Olá, professor. Gostaria de saber se é correto escrever/falar ‘muitas das vezes penso em ler um livro’.” (Julie de Pádua)

A resposta à dúvida de Julie depende do contexto. Sim, pode ser funcional inserir a preposição de no meio da expressão “muitas vezes”, mas é preciso notar que isso lhe altera sutilmente o sentido. Na maior parte das vezes, o emprego dessa forma é apenas um vício de linguagem que deve ser evitado.

Quando dizemos “muitas das vezes”, fazemos referência a um conjunto já existente de “vezes”, ou situações, efetuando um recorte dentro dele: estamos falando de muitas entre aquelas vezes. O conjunto pode ser explícito ou subentendido, mas deve existir.

Quando não há um conjunto preexistente, ou quando ele é amplo demais, a locução “muitas vezes” vira um simples sinônimo de “frequentemente, de forma assídua ou repetida”, e nesse caso a preposição de passa de elemento funcional a partícula expletiva – e, convenhamos, um tanto pedante e viciosa.

O mesmo raciocínio pode ser aplicado a outras expressões. A preposição tem um importante papel gramatical, por exemplo, em “Muitos dos sobreviventes do desastre estão em estado de choque”, por fazer um recorte em conjunto previamente delimitado. No entanto, fica sobrando em “Muitos dos brasileiros acham que há corrupção na Copa”, pois o conjunto “brasileiros” é amplo demais: se não se pode falar propriamente em erro neste caso, é sem dúvida mais elegante dizer apenas “Muitos brasileiros…”. Por fim, seria inadmissível o uso da preposição em uma construção como “Assisti ao filme muitas vezes”.

Continua após a publicidade

Segue um exemplo de contexto em que a frase trazida por Julie se encaixa bem:

“Ele tem em casa a maior biblioteca que eu já vi. Sempre que vou visitá-lo, gosto de estudar aquele paredão de lombadas. Muitas das vezes penso em ler um livro.”

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.