‘Dirimir’ ou ‘dirrimir’ uma dúvida?
“Caro Sérgio, escrevo-lhe com uma questão fonética. Uma professora, aliás muito competente, costuma pronunciar a palavra ‘dirimir’ como se tivesse dois erres – ‘dirrimir’. Essa pronúncia tem algum fundamento, seja gramatical ou regional? Ou seria apenas uma idiossincrasia linguística da professora? Saudações.” (Eduardo Guilherme Castro) Não consegui encontrar o menor fundamento para o dirrimir, Eduardo. […]
“Caro Sérgio, escrevo-lhe com uma questão fonética. Uma professora, aliás muito competente, costuma pronunciar a palavra ‘dirimir’ como se tivesse dois erres – ‘dirrimir’. Essa pronúncia tem algum fundamento, seja gramatical ou regional? Ou seria apenas uma idiossincrasia linguística da professora? Saudações.” (Eduardo Guilherme Castro)
Não consegui encontrar o menor fundamento para o dirrimir, Eduardo. “Dirimir”, do latim dirimere, aparece exclusivamente com essa forma em todos os dicionários que consultei, inclusive os muito antigos e os que gostam de registrar regionalismos. E é claro que, escrevendo-se “dirimir”, pronuncia-se “dirimir” – sem discussão.
No entanto, na tentativa de dirimir a presente dúvida, duas coisas ficaram claras: embora esse erro seja um tanto raro, a professora que você menciona está longe de ser sua única adepta; e não se trata apenas de uma pronúncia diferente, mas de uma grafia também alternativa, “dirrimir”.
É o que vemos, por exemplo, na instrução normativa da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul publicada no Diário Oficial do estado no dia 14 de setembro de 2012, e que por duas vezes, em seus artigos 12 e 25, afirma o seguinte:
“São atribuições da coordenadoria do Curso dirrimir dúvidas referentes à interpretação deste Regulamento.”
Não sendo dirrimir, aparentemente, um equívoco de matriz popular, daqueles que nascem e crescem nas camadas menos letradas dos falantes, fica a hipótese de estar ligado de alguma forma à hipercorreção do burocratês.
Acrescente-se que, até ler a presente consulta, eu nunca tinha esbarrado com o dirrimir, e minha curiosidade sobre esse verbo se restringia a um aspecto semântico. Embora tenha nascido com o sentido de eliminar, destruir, obstruir, “dirimir” tornou-se mais conhecido pela acepção de “resolver, esclarecer”, que ganhou depois de ter praticamente se casado com o substantivo “dúvida” – sim, dirimir uma dúvida nada mais é do que destruí-la, acabar com ela.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br