Dias a fio, anos a fio: como o fio entra nessa história?
“Por favor, traga as acepções da locução ‘anos a fio’ à luz. A dúvida me veio após uma prova de certo concurso público.” (Henrique Carvalho) Não existe propriamente a locução “anos a fio”. O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas […]
“Por favor, traga as acepções da locução ‘anos a fio’ à luz. A dúvida me veio após uma prova de certo concurso público.” (Henrique Carvalho)
Não existe propriamente a locução “anos a fio”. O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas de tempo variadas: “horas a fio”, “dias a fio”, “semanas a fio” etc.
Como indica uma ação contínua, sem trégua, é mais comum encontrar “a fio” escoltando intervalos mais curtos: “Caminhou horas a fio”; “O pateta viajou e deixou todas as luzes de casa acesas por dias a fio”.
No entanto, a locução também é usada frequentemente com exagero expressivo, quando desejamos enfatizar a persistência de uma ação mais longa mesmo que esta não seja propriamente ininterrupta: “Meu filho estudou anos a fio e agora é doutor”.
“A fio” tem o sentido literal de “em sequência, de enfiada”, como são dispostas as contas num colar. Baseia-se nas acepções em que o substantivo “fio” é sinônimo de “o que se apresenta encadeado, geralmente por uma linha de sustentação” e ainda, figuradamente, de “ordenação sequencial; encadeamento, concatenação, continuidade” (Houaiss).
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br