Devemos escrever ‘1,6 milhão’ ou ‘1,6 milhões’?
“Por favor, devo escrever ‘1,6 vezes mais’ ou ‘1,6 vez mais’? Obrigada.” (Moema Gonzaga) A dúvida de Moema é clássica, embora seja mais comum vê-la surgir diante de números grandes, a partir do milhão: escrevemos “1,6 milhão” ou “1,6 milhões”? Costuma ser essa a casca de banana em que muita gente escorrega, inclusive na imprensa. […]
“Por favor, devo escrever ‘1,6 vezes mais’ ou ‘1,6 vez mais’? Obrigada.” (Moema Gonzaga)
A dúvida de Moema é clássica, embora seja mais comum vê-la surgir diante de números grandes, a partir do milhão: escrevemos “1,6 milhão” ou “1,6 milhões”? Costuma ser essa a casca de banana em que muita gente escorrega, inclusive na imprensa. No fundo é a mesma dúvida, claro.
A resposta é simples: fica sempre no singular aquilo que vem após um número decimal iniciado por 1. Isso vale para substantivos, como na frase trazida por Moema e ainda numa formulação como “1,3 quilômetro”. Vale também para numerais, como no caso de “1,6 milhão”.
A chave é o algarismo que está antes da vírgula: só a partir de 2 é que ele leva a concordância para o plural: “2,5 milhões”, “5,7 quilos” etc.
A dúvida não é descabida, uma vez que “1,6 milhão” contém, além do primeiro e óbvio milhão, uma fração (6/10) do segundo… milhão, pois é.
Ocorre que um número como esse, quando o escrevemos por extenso, torna-se “um milhão e seiscentos mil”, certo? Eis o milhão singular.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br