‘Dar trela’: o que quer dizer e de onde vem?
“Gostaria de saber o que significa e de onde veio a expressão ‘dar trela’. Que eu saiba, a palavra ‘trela’ não é usada em nenhum outro caso.” (Patrícia Gomide) A expressão “dar trela” é antiga, empregada em Portugal pelo menos desde princípios do século XVI, e é semanticamente muito próxima de “dar corda” ou “dar […]
“Gostaria de saber o que significa e de onde veio a expressão ‘dar trela’. Que eu saiba, a palavra ‘trela’ não é usada em nenhum outro caso.” (Patrícia Gomide)
A expressão “dar trela” é antiga, empregada em Portugal pelo menos desde princípios do século XVI, e é semanticamente muito próxima de “dar corda” ou “dar linha”, com diversos sentidos figurados ligados à ideia de conceder atenção, crédito, licença ou liberdade: deixar a conversa correr solta e longamente; dar folga; afrouxar o controle; permitir que alguém “tome confiança” etc.
O sentido literal de “dar trela” explica claramente o figurado. Substantivo pouco usado hoje em dia, trela é “correia de couro, cordel ou guia metálica a que vai… preso um animal, geralmente cão” (Houaiss).
Nas palavras mais esclarecedoras de Luís da Câmara Cascudo, em seu livro “Locuções tradicionais do Brasil”, fica assim:
Trela é a correia que prende o cão de caça. Dar trela é alargar o espaço. Soltar a trela é libertá-lo para a perseguição. Não dar trela é trazê-lo preso, junto ao caçador.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br