‘Cômputo geral’ ou ‘cômpito geral’?
“Qual é a expressão correta, ‘cômputo geral’ ou ‘cômpito geral’? Tenho visto as duas. Tanto faz uma como a outra?” (Luiz Fernando Arruda) Não, Luiz Fernando, não se trata de um caso de “tanto faz”. Embora as duas palavras existam, cômputo e cômpito, apenas a primeira tem o sentido de “cálculo, conta, contagem, resultado, soma, […]
“Qual é a expressão correta, ‘cômputo geral’ ou ‘cômpito geral’? Tenho visto as duas. Tanto faz uma como a outra?” (Luiz Fernando Arruda)
Não, Luiz Fernando, não se trata de um caso de “tanto faz”. Embora as duas palavras existam, cômputo e cômpito, apenas a primeira tem o sentido de “cálculo, conta, contagem, resultado, soma, apuração” – aquele que está presente na referida expressão. Usa-se “cômputo geral”, portanto.
Cômputo, vocábulo registrado em português desde o início do século XVIII, é descendente do verbo latino computare, “calcular” – o mesmo que está presente, de forma bastante óbvia, no substantivo computador.
Já cômpito, palavra pouquíssimo usada, é um termo erudito datado do século XIX que significa “local em que desembocam vários caminhos, encruzilhada”. Deriva do verbo latino competire, aqui compreendido não no sentido de disputar, mas no de “buscar ao mesmo tempo”. Seu uso na expressão “cômpito geral” é só um erro mesmo – ou um caso de, como se diz, ouvir o galo cantar e não saber onde.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br