‘Carradas de razão’: o que significa isso?
“Gostei da coluna que analisou a expressão ‘por um triz’ e me lembrei de outra que sempre achei engraçada: o que quer dizer ‘carradas’, uma palavra que eu só encontro na expressão ‘carradas de razão’?” (Eugênio Gomes) O substantivo “carrada”, que hoje estaria praticamente em desuso se não fosse a expressão mencionada por Eugênio, é […]
“Gostei da coluna que analisou a expressão ‘por um triz’ e me lembrei de outra que sempre achei engraçada: o que quer dizer ‘carradas’, uma palavra que eu só encontro na expressão ‘carradas de razão’?” (Eugênio Gomes)
O substantivo “carrada”, que hoje estaria praticamente em desuso se não fosse a expressão mencionada por Eugênio, é uma palavra do século XVI formada a partir de “carro”. Carrada é aquilo que um carro ou carroça consegue transportar, ou seja, uma carga completa.
Como se pode depreender daí, “carradas de razão” é uma expressão figurada de sentido enfático. Emprega-se para dizer que alguém tem razão à beça, está coberto de razão.
Em seu livro “Locuções tradicionais do Brasil”, o pesquisador Luís da Câmara Cascudo afirma que a expressão “carradas de razão” tem origem portuguesa, mas registra que o viajante francês Auguste de Saint-Hilaire atestou em 1817 o uso corrente do termo carrada em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, como medida de capacidade – no transporte “de lenha, de milho, de canas, de feno, de capim”.
Sentencia então Câmara Cascudo:
Uma carrada de razão impõe a validade decisiva dos argumentos irrespondíveis.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br