‘Amanhã voltamos’ está certo? Não seria ‘voltaremos’?
“Alguns apresentadores de telejornais costumam dizer: ‘Daqui a pouco voltamos’ ou ‘amanhã voltamos’. Eu me aborreço com isso, pois voltamos é passado, ex. ‘voltamos ontem da viagem’. Quando eu digo amanhã, não seria correto dizer ‘voltaremos’?” (Leão Vieira) O uso com que Leão implica não é exclusivo de “apresentadores de telejornais” e não contém nenhum […]
“Alguns apresentadores de telejornais costumam dizer: ‘Daqui a pouco voltamos’ ou ‘amanhã voltamos’. Eu me aborreço com isso, pois voltamos é passado, ex. ‘voltamos ontem da viagem’. Quando eu digo amanhã, não seria correto dizer ‘voltaremos’?” (Leão Vieira)
O uso com que Leão implica não é exclusivo de “apresentadores de telejornais” e não contém nenhum erro. Trata-se de um recurso expressivo – de amplo emprego na linguagem coloquial, e não apenas em português – em que o verbo no tempo presente enfatiza a proximidade ou a certeza de uma ação futura.
Sim, numa frase como “Daqui a pouco voltamos”, o verbo está no presente do indicativo e não no passado, como diz Leão. Trata-se de mera coincidência que a primeira pessoa do plural do verbo “voltar” assuma a mesma forma no presente e no pretérito perfeito.
Se fizermos uma paráfrase – por exemplo, “Daqui a pouco estamos de volta” – veremos que a construção só faz sentido com o verbo no presente. “Daqui a pouco estivemos de volta” seria absurdo.
Mais usado na linguagem oral, esse “presente futuro” não indica apenas proximidade ou certeza. Também assume com frequência um jeitão de compromisso, promessa. É como se, de tão garantido, algo que ainda acontecerá já estivesse acontecendo.
O bonito título escolhido por Naum Alves de Souza para uma de suas peças teatrais, “No Natal a gente vem te buscar”, não traduziria adequadamente a alta voltagem de tristeza desse drama de família se fosse “No Natal a gente virá te buscar”.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).