Adriano no Corinthians: por trás do Imperador, o General?
A palavra imperador, do latim imperator, já desembarcou na língua portuguesa, no século 13, com seu moderno sentido de “soberano, monarca”. O mesmo sentido está presente em várias línguas, inclusive no italiano imperatore, idioma em que os torcedores do Internazionale de Milão cunharam o apelido do jogador Adriano – xará, como se sabe, do imperador […]
A palavra imperador, do latim imperator, já desembarcou na língua portuguesa, no século 13, com seu moderno sentido de “soberano, monarca”. O mesmo sentido está presente em várias línguas, inclusive no italiano imperatore, idioma em que os torcedores do Internazionale de Milão cunharam o apelido do jogador Adriano – xará, como se sabe, do imperador romano que a escritora belga Marguerite Yourcenar ajudou a tornar figurinha fácil com seu best-seller “Memórias de Adriano”.
A curiosidade é que no latim, inicialmente, imperator não significava imperador e sim “general, comandante de um exército”. É apenas com esse sentido que Cícero usava a palavra, segundo o dicionário Saraiva. A acepção de “imperador” mesmo só foi surgir com o soberano romano César Augusto, em 27 a.C., quando já fazia uma década e meia que Cícero estava morto.
General Adriano, pois é. Para quem gosta de comparar o futebol a uma guerra, eis uma informação saborosa. Pelo menos até o novo centroavante do Corinthians mostrar a quantas anda o poder de sua artilharia.