Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

A história embananada da banana de Daniel Alves

A banana que um torcedor racista lhe atirou e que Daniel Alves comeu com ar casual, antes de bater um escanteio, na partida em que o Barcelona derrotou o Villareal por 3 a 2, no último domingo, entrou para a história. Mesmo que não tivesse deflagrado uma avassaladora onda de apoio nas redes sociais, acredito […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 03h58 - Publicado em 29 abr 2014, 12h03

daniel alves come bananaA banana que um torcedor racista lhe atirou e que Daniel Alves comeu com ar casual, antes de bater um escanteio, na partida em que o Barcelona derrotou o Villareal por 3 a 2, no último domingo, entrou para a história.

Mesmo que não tivesse deflagrado uma avassaladora onda de apoio nas redes sociais, acredito que a grandeza do gesto do lateral direito da seleção brasileira – soprado ou não por uma agência de publicidade – estaria acima de discussão.

O que não está acima de discussão é a origem da palavra banana. Isso é curioso, uma bananosa etimológica surpreendente para uma fruta tão banal. Vamos às principais teses que se enfrentam no gramado dos sábios. A palavra banana…

1. teria nascido no Oeste da África, possivelmente na Guiné, e de lá vindo para a América junto com a própria fruta, que foi introduzida em 1516 no Novo Mundo;

Continua após a publicidade

2. teria nascido no Oriente Médio e de lá, via África, se espalhado pelo mundo, pois não é razoável considerar mera coincidência o fato de o árabe ter uma palavra como bañana, “dedo”, quando o cacho da fruta guarda tanta semelhança com a mão humana;

3. seria uma corruptela criada pelos índios do Caribe ao tentar pronunciar a palavra espanhola plátano: primeiro balatana, depois banana.

E agora, macacada? Ao vencedor, as bananas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.