A dívida do palhaço com o colchão de palha
Compartilhe essa matéria: Link copiado! O filme “O palhaço”, de Selton Mello, que venceu ontem o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 12 das 13 categorias nas quais estava indicado (leia a notícia aqui) – e que é o candidato brasileiro a disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro – deve seu nome a uma […]
O filme “O palhaço”, de Selton Mello, que venceu ontem o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 12 das 13 categorias nas quais estava indicado (leia a notícia aqui) – e que é o candidato brasileiro a disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro – deve seu nome a uma palavra do italiano que significava originalmente “palha picada”.
Foi com o sentido de “feito ou cheio de palha” que, como adjetivo, a palavra desembarcou em português ainda no século 16. O francês também tinha o vocábulo paillasse, “colchão rudimentar de palha”. Uma acepção bem próxima da atual, de comediante de feira ou de circo, data do século 18 em vários idiomas: 1741 no italiano, 1782 em francês (língua em que, apesar disso, o termo mais usado para significar palhaço é pitre) e 1789 em português.
Consta que o italiano – idioma do qual já tínhamos importado cinco séculos antes o correlato bufão (buffone) – foi o primeiro a ampliar o sentido da palavra nessa direção. Mas o que tem a ver o palhaço com o colchão de palha? A relação costuma ser identificada pelos etimologistas no traje do pagliaccio original, feito de forro de colchão.
Como diz Silveira Bueno, “o nome surgiu, não porque o artista aparecesse vestido de palha, mas de saco, de estopa que lembrava os sacos de palha”. Antenor Nascentes personaliza esse elo: “(Pagliaccio) era o nome de um personagem do teatro popular napolitano, o qual se vestia de fazenda de forrar colchão de palha”.
PGR arquiva investigação contra Jair Bolsonaro por falta de provas
Maior parte dos eleitores acredita que Flávio Bolsonaro levará candidatura até o fim, diz pesquisa
Rússia e Coreia do Sul se reuniram secretamente para discutir arsenal nuclear da Coreia do Norte, diz agência
Melhor da semana: a resposta das herdeiras de Silvio Santos a Zezé
Prefeitura sofre críticas por contratar Zezé di Camargo para réveillon





