A caçamba veio da África
Compartilhe essa matéria: Link copiado! Caçamba levantada, passarela no chão (Antonio Lacerta/EFE) Vilã do acidente que provocou a morte de cinco pessoas, a caçamba do caminhão que derrubou uma passarela de pedestres na Linha Amarela na manhã de terça-feira, dia 28, no Rio de Janeiro (leia aqui), é a Palavra da Semana. Continua após a […]
Vilã do acidente que provocou a morte de cinco pessoas, a caçamba do caminhão que derrubou uma passarela de pedestres na Linha Amarela na manhã de terça-feira, dia 28, no Rio de Janeiro (leia aqui), é a Palavra da Semana.
Caçamba é uma palavra do português brasileiro que tem origem africana: segundo o Houaiss, seu étimo é o quimbundo kisambu, “cesta, cesto grande”. Teve seu primeiro registro num dicionário em fins do século XIX.
A princípio, caçamba era um termo usado para designar aquele balde que, amarrado a uma corda, serve para tirar água de poços artesianos. A expressão “corda e caçamba”, empregada em referência a coisas inseparáveis ou que funcionam bem juntas, teve origem aí.
Muitos outras acepções se seguiram a essa. A caçamba pode ser um receptáculo grande para depósito de lixo ou entulho, o recipiente da betoneira onde se mistura concreto (isto que em Portugal chamam de betão) e, como no caso presente, a caixa metálica que certos caminhões têm na carroceria.








