Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Política com Ciência

Por Sérgio Praça Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Reforma da Previdência e o telefone sem fio

Três narrativas sobre a Reforma da Previdência que pouco se comunicam

Por Sérgio Praça Atualizado em 4 jun 2024, 17h37 - Publicado em 5 dez 2017, 11h20

1) Michel Temer (PMDB) e os parlamentares corruptos querem mudar o sistema de aposentadoria pública do Brasil. Quem trabalhar por trinta anos não terá mais o direito à aposentadoria integral do INSS. Esse dinheiro sustenta idosos que não têm mais condições físicas para trabalhar. Merecem descanso. Os políticos querem tirar direitos legítimos dos trabalhadores, conquistados a duras penas após o regime militar de 1964 a 1985. Esse sistema é insustentável? Não seria se tanto dinheiro não fosse roubado dos cofres públicos.

ou

Continua após a publicidade

2) Michel Temer (PMDB) e os parlamentares querem mudar o sistema de aposentadoria pública do Brasil. Caso uma idade mínima para aposentadoria não seja determinada, em pouco tempo não haverá dinheiro para pagar os benefícios. Pouco adianta reclamar de perda de direitos se eles não são financeiramente sustentáveis. Estão na Constituição? Bom, então comuniquemos a seus 246 artigos e 72 disposições transitórias que o governo vai quebrar. Vamos ver o que as páginas dos mortos que nos governam repetem para nós. Imprimir dinheiro e endividar-se não são boas soluções. Reforma já!

ou

3) Michel Temer (PMDB) e os parlamentares querem mudar o sistema de aposentadoria pública do Brasil. Políticos corruptos! Nós do sistema judicial temos direitos adquiridos com suor e lágrimas (e sangue? Por que não: doamos nosso sangue também!). Trabalhamos muito ao contrário desses políticos folgados. Após trinta anos de serviço público, merecemos aposentadoria integral. Só prestamos concurso por causa disso. O próprio presidente se aposentou como membro do Ministério Público de São Paulo aos 55 anos. Merecemos tratamento igual.

***

A transmissão interpessoal de informação política é, de acordo com artigo da cientista política Taylor Carlson, semelhante ao jogo do telefone sem fio. A informação perde qualidade à medida que circula. Se o jogador n. 1 diz que “Donald Trump é conservador”, o jogador n. 5 pode dizer algo como “Donald Trump simpatiza com nazistas” e o jogador n. 7 compara Trump a Hitler e Roger Stone a Goebbels.

Continua após a publicidade

Não falta debate para a Reforma da Previdência proposta por Michel Temer e sua coalizão. Mas, à medida que as informações são transmitidas, elas tendem a se distorcer e talvez perder o sentido. Para minimizar esse problema, cidadãos podem procurar outras fontes que consideram não-enviesadas, como a mídia e o governo. É o que parece estar acontecendo, pois o apoio à reforma só cresce.

(Meu livro “Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato” está disponível aqui )

(Entre em contato pelo meu site pessoal, Facebook e Twitter)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.