PF desarticula quadrilha do maior fornecedor de cocaína para o RS
Em Caxias do Sul, um dos traficantes colecionava coroas. Droga era trazida do Paraguai em carros de luxo
Um dos caprichos de um traficante de drogas de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, é colecionar coroas. Uma delas, adornada por pedras e águias douradas, foi encomendada especialmente a um artesão de Buenos Aires, na Argentina. O objeto foi apreendido durante uma operação da Polícia Federal (PF) de combate ao tráfico internacional de drogas na manhã desta terça-feira. A investigação foi batizada em referência aos adereços: Operação Coroa.
O traficante, cujo nome a polícia não divulgou, foi preso preventivamente em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Ele é ligado a um dos maiores narcotraficantes da América Latina, Jarvis Chimenes Pavão, que está detido em Assunção, no Paraguai. Da cadeia no país vizinho, Pavão continua comandando o tráfico de drogas para o Brasil. “Ele é com certeza o maior fornecedor de cocaína para o Rio Grande do Sul”, disse Roger Soares Cardoso, chefe da delegacia de repressão a drogas da PF, em coletiva de imprensa.
Em doze meses, o grupo ligado a Pavão carregou cerca de uma tonelada de cocaína para a Serra Gaúcha. A droga era escondida em compartimentos secretos de carros de luxo. Cada carregamento de cocaína chegava a render 500 mil reais aos traficantes. A Operação Coroa cumpriu sete mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias dos traficantes.
“Grande parte do PIB gaúcho está aqui dentro [na Serra Gaúcha]. Onde tem dinheiro, tem droga. É uma cidade rica e uma cidade grande [Caxias do Sul]”, disse o delegado.
Pavão é processado por denúncias que resultaram de quatro operações da PF do Rio Grande do Sul e três processos para sua extradição estão em tramitação. Recentemente, autoridades paraguaias descobriram um plano para retirá-lo da cadeia. A Embaixada dos Estados Unidos chegou a doar muretas para proteger o presídio e guaritas são protegidas por atiradores.