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Ricardo Rangel

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Lula trocou o ministro da Comunicação. Vai dar certo?

O principal responsável pela comunicação de um governo não é o ministro, é o chefe de governo. E o chefe atrapalha muito o subordinado.

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jan 2025, 13h57

Lula finalmente executou o que está anunciado há tempos: demitiu Paulo Pimenta da Secretaria da Comunicação e nomeou por Sidônio Palmeira.

Lula acredita que seu governo vai às mil maravilhas, que o único problema era que o ex-ministro não conseguia mostrar essas maravilhas todas ao distinto público.

Vai dar certo?

Não.

Para começar, o principal responsável pela comunicação do governo não é o ministro, mas o presidente da República. E o trabalho de Lula nesse quesito é abaixo da crítica.

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Lula volta e meia dá a entender que não leva o ajuste fiscal a sério, desautoriza Fernando Haddad e permite que ministros seus e dirigentes de seu partido trabalhem para derrubar o ministro da Fazenda.

Lula insistiu em manter Alexandre Padilha, que o presidente da Câmara considerava “desafeto pessoal” e a quem não dirigia a palavra, como articulador no Congresso.

Lula vive dizendo barbaridades, como a recente declaração de que se considera um amante (no sentido do adultério) da democracia. A cada vez que faz isso, Lula dá munição aos adversários, tumultua a imprensa e as redes sociais e sequestra o noticiário — que, em tese, deveria estar comunicando as tais mil maravilhas ao público.

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O besteirol de Lula sinaliza aos auxiliares e correligionários que podem dizer o que lhes passar na cabeça, provocando mil dores de cabeça ao governo. (O caso mais grave, evidentemente, é o de Janja, que nem cargo tem, mas se imiscui em todos os aspectos do governo, principalmente a comunicação, e dá uma gafe atrás da outra.)

O maior desafio em comunicar as tais mil maravilhas, no entanto, é que elas não existem. É verdade que o país está crescendo e o desemprego caiu, mas isso ocorre em troca de uma enorme irresponsabilidade fiscal, que faz com que a inflação fique acima da meta, o dólar dispare e o juro vá para os píncaros — e juro alto, mais cedo ou mais tarde, derruba o crescimento e eleva o desemprego. Sem contar que falta a Lula um plano sobre o que quer alcançar além da reeleição.

Sidônio Palmeira é um marqueteiro cuja área de atuação são eleições. Caberá a ele convencer os brasileiros de que existem mil maravilhas acontecendo, que as dificuldades são culpa da Faria Lima (esses monstros) e que Lula merece um quarto mandato.

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Se conseguir convencer os petistas, já terá tido sorte.

(Por Ricardo Rangel em 10/01/2025)

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