Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Lula dá três tiros no pé em um só dia

O próprio presidente se encarrega de neutralizar seus acertos

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 Maio 2024, 07h59

Ao tomar as medidas contra a inundação no Rio Grande do Sul, Lula acertou (em cheio!) no atacado. E juntou o útil ao agradável: o que faz de bom para o Sul é bom também para sua popularidade (não há nada errado nisso, diga-se).

Mas Lula errou no varejo.

Fez um comício para faturar a crise politicamente. “Eu tenho noção do que essas pessoas estão passando”, disse — não, não tem: o sofrimento dos gaúchos é inconcebível para qualquer um que não esteja vivendo a tragédia.

Como de hábito, Lula passou um longo tempo falando bem de si mesmo e espinafrando os adversários. Constrangeu o presidente do STF e políticos e autoridades ligados a outros partidos, que estavam ali para um evento de solidariedade e união cívica e se viram no papel de coadjuvantes do petista.

O interesse eleitoreiro na tragédia fica ainda mais claro com a nomeação de um político adversário do governador Eduardo Leite para a nova Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande. A nomeação põe em risco a necessária aliança entre União e estado para o combate à tragédia e tende a ser ruim para a popularidade do presidente. Lula juntou o inútil ao desagradável.

Continua após a publicidade

Como não poderia deixar de ser, o comício e a nomeação foram mal recebidos pela opinião pública e forneceram farto material para o bolsonarismo.

Por fim, ao tirar Paulo Pimenta, Lula deixa sem titular a Secretaria de Comunicação — justamente a área da qual mais precisa para melhorar sua popularidade.

Se as providências contra o desastre foram um tiro perfeito no alvo, o comício, a nomeação de Pimenta e comunicação acéfala foram três tiros no pé em um só dia.

Continua após a publicidade

Alguém precisa dizer a Lula que o maior inimigo de sua popularidade é seu próprio voluntarismo.

(Por Ricardo Rangel em 20/05/2024)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.