Seis dicas de João Doria para fazer amigos e influenciar poderosos
Em 2007, VEJA traçou perfil do empresário, seus passos na política e suas táticas de sucesso
Em janeiro de 2007, VEJA traçou o perfil do ‘publicitário, jornalista, empresário e, acima de tudo, talentosíssimo no trato com os poderosos’ João Doria Jr. A reportagem intitulada ‘Ele chama, o PIB vai’ observava que o hoje prefeito de São Paulo especializara-se em reunir a nata do empresariado e do mercado financeiro em alegres confraternizações – faturando muito dinheiro com isso. Dizia a reportagem de VEJA:
Doria é presidente, membro e mola propulsora do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), uma espécie de clube que ele fundou em 1996 e do qual são sócios atualmente 406 dirigentes e donos de empresas com faturamento acima de 200 milhões de reais, condição indispensável para entrar na turma. Juntos, compõem cerca de 40% do produto interno bruto do Brasil. Ao longo do ano, essa elite da elite do empresariado nacional, com suas mulheres (que adoram as gentilezas e são as mais animadas), parte para exclusivíssima confraternização: Doria fecha um resort e todos desfrutam quatro ou cinco dias de boa comida, esportes, dança, shows, palestras. Entre uma e outra caipirinha à beira da piscina, muitos contatos são feitos e muitos negócios, alinhavados.
Em entrevista, Doria explicava: “É um ganha-ganha. Quem vai ganha amigos, clientes, informação, conteúdo, negócios. A prova é que nunca houve quem não quisesse voltar”.
A reportagem também relatava os passos de Doria na política (espécie de afilhado do peemedebista histórico e ex-governador Franco Montoro, ele havia sido secretário municipal de Turismo e presidente da Paulistur e da Embratur). Mostrava sua fama de workaholic (“chega antes das 8 horas ao escritório e só volta para casa depois da 1 da manhã”). E apresentava “seis dicas de Doria para fazer amigos e influenciar poderosos”. Confira abaixo:
• Nunca falar mal de ninguém, “nem de quem merece”
• Brilho nos olhos e sorriso aberto ao cumprimentar, voz alegre ao telefone, dar parabéns no aniversário (por cartão ou e-mail), responder a todos os recados – “o segredo do sucesso está nos detalhes”
• Convidar para almoços, jantares ou um joguinho de futebol na sua própria casa e empenhar-se em ser um anfitrião impecável
• Nos dias que antecedem um encontro de empresários, enviar à casa deles brindes – ou melhor, “delicadezas” – para “aumentar as expectativas”
• Ao organizar um desses encontros, contar a concorrentes que o outro confirmou presença. E, na lista de participantes, ter só de vice-presidente para cima
• Promover leilões e outras atividades com renda revertida para programas de educação de crianças carentes