Wikipedia, Chico Venâncio, “há”, “a” e ahhh…
Eita!!! Está faltando atenção a alguns leitores. Sabem aquele post sobre o tal Chico Venâncio, o “Diderot da Wikipedia”, o enciclopedista de texto semianalfabeto? Pois é… Transcrevi trecho de um post que ele publicou em seu blog e negritei os erros mais grosseiros. O pior deles era trocar “há” por “a” para indicar tempo decorrido. […]

Eita!!! Está faltando atenção a alguns leitores.
Sabem aquele post sobre o tal Chico Venâncio, o “Diderot da Wikipedia”, o enciclopedista de texto semianalfabeto? Pois é… Transcrevi trecho de um post que ele publicou em seu blog e negritei os erros mais grosseiros. O pior deles era trocar “há” por “a” para indicar tempo decorrido. Vamos ler de novo trecho do que ele escreveu (em vermelho):
Não comentei o motivo que me retornou a escrever no blog no último post. Na terça-feira a noite recebi um email de uma repórter da Folha de São Paulo me pedindo uma entrevista sobre a Wikipédia. A última coisa que eu esperava é que fosse um pedido de reação ao incômodo de Gilmar Mendes com as minhas edições em seu artigo!
Devo afirmar de antemão que é claro que eu não gosto de Gilmar Mendes e o considero o pior ministro que o STF possui. Acredito que ele tornou profecia as palavras de Dalmo Dallari. Os mais atentos lembrarão que iniciei esse blog a pouco mais de um ano expondo motivos de porque acredito que Gilmar Mendes deva ser removido do STF.
Voltei
No post que escrevi, não comentei todos os erros. É evidente que aquele “a” no primeiro parágrafo está assinalado porque falta o acento grave, indicador da crase. O erro que comentei no post original está no segundo parágrafo. Escreve Venâncio: “iniciei esse blog a pouco mais de um ano (…)”. Ele quis escrever “HÁ pouco mais de um ano…”
No post anterior, trato da baixa qualidade do ensino universitário no país. Parece que Venâncio integra aquele grupo dos 38% de universitários que não são plenamente alfabetizados. No Brasil do lulo-petismo, no entanto, ele se tornou um enciclopedista…