Vladimir Putin, quem diria?, ficou com inveja de certo brasileiro…
Esta história é mesmo do balacobaco! Leiam o que segue, mas não se apressem em censurar Vladimir Putin antes de pensar no exemplo doméstico. Da EFE: Uma montanha de 4.446 metros de altura na cordilheira de Tian Shan, no Quirguistão, foi batizada com o nome do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira a Presidência […]
Esta história é mesmo do balacobaco! Leiam o que segue, mas não se apressem em censurar Vladimir Putin antes de pensar no exemplo doméstico.
Da EFE:
Uma montanha de 4.446 metros de altura na cordilheira de Tian Shan, no Quirguistão, foi batizada com o nome do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira a Presidência do país centro-asiático. A presidente quirguiz, Rosa Otunbáyeva, assinou nesta segunda-feira o decreto sobre o “Pico Vladimir Putin”, que fica perto do rio Ak-Suu, na região de Chui, fronteiriça com o Cazaquistão, segundo a agência oficial russa RIA Novosti.
A idéia foi patrocinada pelo primeiro-ministro quirguiz, Almazbek Atambáyev, como um agradecimento pelo apoio da Rússia ao atual governo – que assumiu após uma revolta popular derrubar o presidente Kurmanbek Bakíyev, em abril de 2010. Putin foi o primeiro dirigente mundial a reconhecer o governo provisório. Bakíyev foi acusado de utilizar empréstimos russos em benefício de sua família e decepcionou Moscou ao permitir a permanência das tropas americanas em seu território.
O Quirguistão também homenageou o primeiro presidente russo, Boris Yeltsin, nomeando outra montanha na cordilheira de Tian Shan. O país conta com dois picos de mais de 7.000 metros e várias dezenas de mais de 5.000.
Comento
Viram? Putin costuma ser, como dizer?, muito transparente nas suas ações… Se um determinado governo não é de seu agrado, ele dá uma jeito de promover uma insurreição. Como paga, tem seu nome inscrito na… geografia! Para todos os efeitos, o Quirguistão é um país independente, e o dirigente russo está sendo homenageado por uma nação estrangeira.
Putin certamente ficou com inveja de Lula, que batizou um campo de petróleo no Brasil. A homenagem, como se sabe, foi feita quando ele ainda estava no governo. Para todos os efeitos, a Petrobras só estava seguindo o costume de batizar seus campos com nomes ligado ao mar… Lula também é um molusco.