Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

VEJA 3 – Lênin era o ovo da serpente

Por Moacyr Scliar:As estimativas variam de historiador para historiador, mas calcula-se que o regime de Josef Stalin tenha matado cerca de 20 milhões de pessoas. Diante dessas barbaridades, a expulsão de algumas dezenas de intelectuais da União Soviética, ocorrida em 1922 – sete anos antes de Stalin subir ao poder e cinco depois da Revolução […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 23h06 - Publicado em 1 mar 2008, 06h53

Por Moacyr Scliar:
As estimativas variam de historiador para historiador, mas calcula-se que o regime de Josef Stalin tenha matado cerca de 20 milhões de pessoas. Diante dessas barbaridades, a expulsão de algumas dezenas de intelectuais da União Soviética, ocorrida em 1922 – sete anos antes de Stalin subir ao poder e cinco depois da Revolução Russa –, parece um episódio menor. A integridade física dos exilados, ainda que não pudessem levar muito mais do que a roupa do corpo, não foi ameaçada. A jornalista e escritora inglesa Lesley Chamberlain, no entanto, teve boas razões para pesquisar exaustivamente a história desse expurgo – e para relatá-lo em detalhes em A Guerra Particular de Lenin (tradução de Alexandre Martins; Record; 420 páginas; 60 reais). Trata-se de registrar o momento em que a serpente põe o seu ovo, de analisar a violência totalitária ainda em embrião. A idéia de que Stalin representou um “desvio” em relação aos princípios revolucionários de Vladimir Lenin é exemplarmente derrubada nesse livro.
Assinante lê mais aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.