VEJA 1 – Quando a CIA flertou com o expressionismo…
Por Jerônimo Teixeira:“Toda arte moderna é de cunho comunista”, acusava o deputado republicano George Dondero em um discurso no Congresso, nos anos 50. Seu inimigo imediato era o expressionismo abstrato, movimento artístico de Nova York que então vivia seu auge. Muitos dos pintores boêmios do grupo – inclusive Jackson Pollock, o expoente do movimento – […]
Por Jerônimo Teixeira:
“Toda arte moderna é de cunho comunista”, acusava o deputado republicano George Dondero em um discurso no Congresso, nos anos 50. Seu inimigo imediato era o expressionismo abstrato, movimento artístico de Nova York que então vivia seu auge. Muitos dos pintores boêmios do grupo – inclusive Jackson Pollock, o expoente do movimento – tiveram seus flertes com a esquerda. Mesmo com fama de serem “comunas”, os expressionistas abstratos foram promovidos na Europa pela agência de espionagem americana, a CIA – que, nas primeiras décadas da Guerra Fria, também financiou secretamente congressos, concertos, revistas literárias, filmes e até festas chiques em Paris. A história desse esforço de propaganda cultural está muito bem narrada em Quem Pagou a Conta? (tradução de Vera Ribeiro; Record; 560 páginas; 68 reais), da jornalista inglesa Frances Stonor Saunders.
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