Universidade e barbárie: alunos dizem que Unip dá pen drive a quem falar bem da escola para o MEC
Por Simone Iwasso e Mariana Mandelli, no Estadão: Alunos da Universidade Paulista (Unip) relatam que a instituição ofereceu um pen drive em troca de avaliação positiva no questionário socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que será aplicado amanhã. No questionário, o aluno dá opinião sobre infraestrutura, professores e métodos pedagógicos – informações […]
Por Simone Iwasso e Mariana Mandelli, no Estadão:
Alunos da Universidade Paulista (Unip) relatam que a instituição ofereceu um pen drive em troca de avaliação positiva no questionário socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que será aplicado amanhã. No questionário, o aluno dá opinião sobre infraestrutura, professores e métodos pedagógicos – informações usadas pelo Ministério da Educação para compor a avaliação final do curso.
Estudantes ouvidos pelo Estado afirmaram que, na semana passada, professores informaram que quem preenchesse o questionário de maneira favorável à universidade seria premiado com um pen drive. A Unip, instituição de ensino superior com maior número de alunos do País, afirma que presenteou todos os selecionados para fazer o Enade com o equipamento, como uma maneira de estimulá-los a fazer a prova.
Alguns estudantes contam que chegaram a participar de reunião no sábado passado para receber orientações sobre como preencher o questionário. Em redes sociais, como o Twitter, eles também relatam o ocorrido, alguns comemorando e outros ironizando.
A instituição nega relação entre o brinde e as informações do estudante no questionário. “Nós demos o pen drive como um presente para o aluno fazer a prova com vontade, sem relação com o questionário. Quem está dizendo isso está mal informado”, diz o diretor-geral da Unip, João Augusto Nasser. “Alguns alunos tiveram dúvidas com as perguntas e trouxeram para a gente. É um questionário complexo. Nós os ajudamos a responder. Demos orientações. Mas não tem relação com o pen drive”, diz.
No entanto, segundo um estudante do último ano de Jornalismo, foi preciso tirar uma cópia do questionário e entregá-lo ao professor para ganhar o pen drive de 4 Gb. O aluno, que pediu para não ser identificado, relatou que o combinado era responder de forma positiva e ganhar o brinde.
Uma estudante do primeiro ano de Publicidade da capital contou que uma professora marcou um dia para o preenchimento do formulário. Segundo a aluna, a professora teria dito o que responder sobre laboratórios, bibliotecas e professores da faculdade.
Para a estudante, o intuito era instigar sem transparecer.Ela também relatou que alguns alunos contestaram a professora e se retiraram da sala. O questionário ficou com a docente, que afirmou que tiraria cópias e devolveria o original antes do exame, juntamente com o pen drive. Aqui