Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Um povo sem F, L e R e, pois, sem Fé, sem Lei e sem Rei

Muita gente nervosinha também com o comentário que fiz sobre a foto de nossos heróicos silvícolas atacando o pássaro de ferro — eu, como indiodescendente, orgulho-me da valentia de meus ancestrais, embora seja um tipo especial de ancestralidade porque contemporânea, entendem?… Relaxem, crianças nervosas. Também gostei de ver que os meus avós culturais estavam pintados […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h37 - Publicado em 30 Maio 2008, 21h11

Muita gente nervosinha também com o comentário que fiz sobre a foto de nossos heróicos silvícolas atacando o pássaro de ferro — eu, como indiodescendente, orgulho-me da valentia de meus ancestrais, embora seja um tipo especial de ancestralidade porque contemporânea, entendem?…

Relaxem, crianças nervosas. Também gostei de ver que os meus avós culturais estavam pintados para a guerra — quer dizer: suponho. Ora, o pajé, depois de bater o pé no chão algumas vezes para acordar o espírito da mata, foi advertido por esse ente — ou teria sido por Anhangá? — que o Grande Pássaro de Ferro sobrevoaria, naquele dia, a aldeia. Então eles se pintaram e começaram a cantar em línguas estranhas. Um católico reacionário como eu diria ser manifestação do Espírito Santo, a glossolalia. Mas não é, não. Deve ser mais uma língua sem F, sem L e sem R, o que os impede de ter fé, lei e rei, como escreveu Pero de Magalhães Gândavo no Tratado da Terra do Brasil, em 1573.

A foto, que lembra, assim, aquelas coisas de O Cruzeiro, remete àquele tratado, que é divertidíssimo (se quiserem, a íntegra está aqui). Revejam as imagens e leiam isto:

Estes indios sãs mui belicosos e têm sempre grandes guerras huns contra os outros; nunca se acha nelles paz nem he possivel haver entrelles amizade; porque humas nações pelejão contra outras e matão-se muitos delles, e assi vai crecendo o odio cada vez mais e ficão imigos verdadeiros perpetuamente. As armas com que pelejão são arcos e frechas; a cousa que apontarem não na errão, são mui certos com esta arma e mui temidos na guerra, andão sempre nella exercitados. E são mui inclinados a pelejar, e mui valentes e esforçados contra seus adversarios, e assi parece cousa estranha ver dous, tres mil homens nús duma parte e doutra com grandes assobios e grita frechando huns aos outros; e emquanto dura esta peleja nunca estão com os corpos quedos meneando-se duma parte pera outra com muita ligeireza pera que não possão apontar nem fazer tiro em pessoa certa; algumas velhas costumão apanhar-lhes as frechas pelo chão e servi-los emquanto pelejão. Gente he esta mui atrevida e que teme muito pouco a morte e quando vão á guerra sempre lhes parece que têm certa a victoria e que nenhum de sua companhia hade morrer. E quando partem dizem, vamos matar: sem mais consideracão, e não cuidão que tambem podem ser vencidos. Não dão vida a nenhum cativo, todos matão e comem, emfim que suas guerras são mui perigosas, e devem-se ter em muita conta porque huma das cousas que desbaratou muitos portuguezes foi a pouca estima em que tinhão a guerra dos indios, e o pouco caso que fazião delles, e assi morrerão muitos miseravelmente por não se aperceberem como convinha; destes houve muitas mortes desastradas: e isto acontece cada passo nestas partes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.