Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Tucanos flertam com PMDB para impedir aliança petista

Por Catia Seabra, na Folha:Os articuladores da candidatura de José Serra à Presidência se lançaram numa investida sobre o PMDB nos Estados. Delineada num jantar na casa do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a estratégia é explorar os tremores na base de sustentação do governo Lula para evitar que o PMDB formalize apoio à candidatura da […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 18h33 - Publicado em 11 Maio 2009, 05h47
Por Catia Seabra, na Folha:
Os articuladores da candidatura de José Serra à Presidência se lançaram numa investida sobre o PMDB nos Estados. Delineada num jantar na casa do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a estratégia é explorar os tremores na base de sustentação do governo Lula para evitar que o PMDB formalize apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Escalados para negociação, o presidente do PMDB de São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia, e o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) se dedicam à montagem de palanques nos Estados.
E o próprio Serra tem flertado com governadores, como Roberto Requião (PR), Paulo Hartung (ES) e Luiz Henrique Silveira (SC), além das conversas com os ministros Hélio Costa (Comunicações) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Quércia, por sua vez, já esteve até com o presidente do Senado, José Sarney (AP).
Após um encontro em Campinas, para o lançamento da TV Digital, Hélio Costa e Serra se comprometeram a agendar novos encontros. O ministro – que poderá concorrer ao Senado ou ao governo de Minas – deverá visitar Serra sob pretexto de fazer-lhe um convite para evento oficial.
Na Bahia, o PSDB acena com a possibilidade de apoio a Geddel, em choque com o governador Jacques Wagner (PT). No Estado, a aliança tem dois outros nomes para o governo: Paulo Souto (DEM) e o prefeito João Carneiro (PDT).
Já no Paraná, onde Serra participou de seminário a convite de Requião, o governador deve concorrer ao Senado, numa chapa encabeçada pelo prefeito Beto Richa ou o senador Álvaro Dias. Em Santa Catarina, DEM, PMDB e PSDB deverão construir um palanque comum. Lá, Serra também conversa com o Esperidião Amin (PP).
Assinante lê mais aqui
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.