Quase caio da cadeira. A revista Carta Capital que chega às bancas traz um editorial declarando apoio à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Vocês acreditam? Não, não tenho nada contra o procedimento. Ao contrário até: acho que é isso mesmo o que os meios de comunicação que não são concessões públicas deveriam fazer. […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 31 jul 2020, 23h15 - Publicado em 8 set 2006, 19h41
(/)
Continua após publicidade
Quase caio da cadeira. A revista Carta Capital que chega às bancas traz um editorial declarando apoio à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Vocês acreditam? Não, não tenho nada contra o procedimento. Ao contrário até: acho que é isso mesmo o que os meios de comunicação que não são concessões públicas deveriam fazer. Quando eu dirigia Primeira Leitura, apoiamos a candidatura de Serra em 2002 (Presidência) e 2004 (Prefeitura). E, antes, em 2000, o site Primeira Leitura defendeu o voto em Marta Suplicy contra Paulo Maluf no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo. Neste caso, arrependo-me, é claro. Não que tenha sido injusto com Maluf: foi injusto com o PT, se é que vocês me entendem. À sua maneira, Maluf ainda é um romântico… Já o petismo é coisa de profissionais mesmo. Eu sabia o que eles representavam politicamente, mas me faltava a devida dimensão de sua, como dizer?, moralidade em sentido mais estrito. Mas está feito. Uma mancha na minha biografia. Ah, sim: acho que a opção por uma candidatura tem de ser feita logo de cara, e não depois que a população já decidiu quem vai ganhar. Nesse caso, há menos coragem editorial do que oportunismo. O que eu deveria ter feito em 2000? Ter defendido o voto nulo. Acho essa conversa de que o eleitor é obrigado a escolher alguém mero papo furado. Não é. Para começo de conversa, o voto não deveria ser obrigatório. Se o Estado o obriga a fazer o que você não quer, cabe-lhe ao menos o direito ao protesto, sim, senhores.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.