STF autoriza Greenhalgh a ter acesso à íntegra do inquérito da Satiagraha
Por Gabriela Guerreiro, na Folha Online:O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou nesta sexta-feira o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) a ter acesso à íntegra do inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investigou crimes financeiros supostamente praticados pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.Greenhalgh havia pedido extensão da decisão do presidente do STF, […]
O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou nesta sexta-feira o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) a ter acesso à íntegra do inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investigou crimes financeiros supostamente praticados pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
Greenhalgh havia pedido extensão da decisão do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que permitiu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ter acesso às investigações, que estão sob sigilo.
O ministro César Peluzo, que está de plantão no STF nesta semana em meio ao recesso Judiciário, decidiu acatar o pedido de Greenhalgh depois que Mendes autorizou Heráclito a ter acesso ao texto. Assim como o senador, Greenhalgh argumenta que o seu nome tem sido “vazado” como supostamente investigado pela PF na Operação Satiagraha sem ter conhecimento do teor do inquérito.
No pedido, Greenhalgh ressaltou que embora as investigações estejam sob sigilo, “a imprensa continua diuturnamente divulgando trechos de suas peças, com referências ao nome do peticionário [Greenhalgh], sem que este seja dado conhecer o inteiro teor de tudo quanto exista registrado a seu respeito”.
O ex-deputado alegou que por duas vezes solicitou acesso ao inquérito na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, onde o processo tramita, mas não teve o pedido acatado. Ele afirma que “a cada dia é alvo de notícias infundadas pela imprensa, sem que possa ter conhecimento dos autos e do material objeto do monitoramento e escutas a seu respeito”.
Greenhalgh foi citado nas investigações da Operação Satiagraha. Para a PF, o ex-deputado é apontado como defensor dos interesses de Dantas no governo. Em um grampo feito pela PF com autorização judicial, Greenhalgh pede informações ao chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.