Relator fixa aposentadoria das mulheres em 62 anos de idade
Arthur Maia reduziu a idade mínima das mulheres considerando os menores salários e a dupla jornada
A idade mínima para aposentadoria das mulheres será fixada em 62 anos no relatório de reforma da Previdência do deputado Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA). A leitura do parecer do relator foi adiada de hoje para quarta-feira.
A mudança foi anunciada em café da manhã do presidente Michel Temer com a base aliada nesta terça-feira. A proposta inicial de reforma da Previdência previa uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres.
O relatório de Maia deve incluir também idade mínima de 60 anos para aposentadorias diferenciadas, como trabalhadores rurais, policiais e professores.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que a idade para aposentadoria de trabalhadores rurais ainda está sendo discutida. “Em resumo: o relatório ainda não está fechado.”
Outra mudança diz questão à regra de transição para aposentadoria, que terá idade mínima de 53 anos para mulheres e 55 anos para homens.
A mudança na idade mínima para aposentadoria de mulheres atende a um pleito da bancada feminina da Câmara, composta por 55 deputadas.
Mais cedo, a coordenadora da bancada feminina na Câmara, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), afirmou que a idade mínima menor para as mulheres era uma “questão emblemática”.
“Para mostrar que o Brasil precisa fazer o dever de casa. A maioria das mulheres tem dupla jornada no trabalho e em casa, ganha salários menores”, disse.