RECORDES DESTE BLOG. OBRIGADO, LEITORES!
Anunciei ontem que daria uma boa notícia hoje e que ela tem a ver com vocês. Muitos leitores entenderam que eu teria números de pesquisas indicando o melhor futuro para o Brasil. Não é isso, não. Até porque, como disse ontem, ainda que eles digam algo diferente, acho que a disputa está empatada — o […]
Anunciei ontem que daria uma boa notícia hoje e que ela tem a ver com vocês. Muitos leitores entenderam que eu teria números de pesquisas indicando o melhor futuro para o Brasil. Não é isso, não. Até porque, como disse ontem, ainda que eles digam algo diferente, acho que a disputa está empatada — o que explica o furor dos fascistas. É claro que é um chute. Mas Corisco chutou que haveria segundo turno e acertou. Ibope, Vox Populi e Sensus erraram. O Datafolha não foi corajoso o bastante para sair da margem de erro… Atenção, hein! Isso não quer dizer que eu trate meu chute como ciência. Só quer dizer que ele pode ser tão científico quanto a pesquisa deles; o fato de eles terem um método não quer dizer que seja um bom método, entenderam? Mas já me desviei.
Bem, vamos à boa notícia: no mês passado, este blog bateu um recorde de páginas visitadas: 3.179.222. Em outubro, dados os números de agora, podemos atingir a marca de 5 milhões!!! E isso é medição pra valer, feita com ferramenta submetida a verificação, sem parolagem, sem picaretagem, sem conversa mole. Só ontem, foram publicados mais de 4 mil comentários.
Estou orgulhoso, sim! Acho que isso é um reconhecimento dos leitores ao meu trabalho. E sustento que vocês podem e devem dividir comigo essa satisfação porque, em boa parte, esta página é feita por vocês. Chegamos aqui sem apelos populistas, sem tentar fazer o complicado parecer simples, sem aquela conversa mole de subir no muro para praticar “outro-ladismo”.
Aqui, gripe, paralisia infantil e borborigmo estertoroso não têm outro lado. Este blog tem um lado só: democracia, estado de direito, economia de mercado, liberdade de expressão e opinião, liberdade religiosa… E tudo o que atenta contra esses valores leva pancada, sem “direito” de chiar. Sabem por quê? Porque, se essa gente chiasse, estaríamos diante de um atentado àquilo que garante a nossa existência. Exemplifico — já que faço questão da clareza absoluta: João Pedro Stedile dará, algum dia, alguma entrevista a este blog? Só quando renunciar às agressões à Constituição e responder por elas. Enquanto não fizer isso, aqui ele será tratado como o “outro lado” das leis democráticas.
Não submeto a democracia, as liberdades individuais e a vida humana a plebiscitos ou referendos. Isso é coisa de autoritários, ainda que se queiram porta-vozes das luzes. Se é assim, são preferíveis, então, as terríveis iluminações do Apocalipse de São João Apóstolo: serei quente ou serei frio, mas jamais morno, ou serei expelido.
Sim, sou um fundamentalista! Os meus fundamentos são esses que vão acima. Se a democracia está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Se a liberdade de expressão está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Se a liberdade religiosa está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Nesse caso, e aqui vai uma provocação aos iluministas de si mesmos, São João Apóstolo pode ser mais sábio do que Voltaire.
É assim que chegaremos aos 5 milhões. E sem criar facilidades. Afinal, este blog existe na contramão de todas as “consultorias” da área, certo? Não dizem que é para fazer textos curtos? Eu os faço longuíssimos. Não dizem que é para ser bem simples porque leitor de Internet não tem tempo? Eu complico o quanto acho necessário porque não escrevo para “leitores de Internet”; escrevo para leitores! Até nos jornais, hoje em dia, as orações subordinadas são uma raridade porque se acredita que o leitor não é inteligente o bastante para acompanhar períodos compostos mais complexos. Pois, aqui, as subordinadas vivem em permanente festa e celebração.
Obrigado a vocês! Estamos juntos!
Post publicado originalmente às 16h47 desta quarta-feira.