Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Raposa Serra do Sol – Relator da ONU só ouve grupo que pede reserva contínua

Por Kátia Brasil, na Folha. Volto depois:O relator especial da ONU para os direitos dos povos indígenas, o índio apache James Anaya, visitou ontem o epicentro do conflito entre índios e fazendeiros na terra Raposa/Serra do Sol (RR) e disse que só vai ouvir um dos lados na disputa devido a “limitações de tempo”.O americano […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 00h03 - Publicado em 21 ago 2008, 06h29

Por Kátia Brasil, na Folha. Volto depois:O relator especial da ONU para os direitos dos povos indígenas, o índio apache James Anaya, visitou ontem o epicentro do conflito entre índios e fazendeiros na terra Raposa/Serra do Sol (RR) e disse que só vai ouvir um dos lados na disputa devido a “limitações de tempo”.
O americano esteve ontem na Vila Surumu (RR), dentro da terra indígena, onde foi recebido com almoço e dança por lideranças do CIR (Conselho Indígena de Roraima) e de outras entidades favoráveis a que sejam retirados da região os fazendeiros e demais não-índios.
Calcula-se que existam cerca de 18 mil índios na Raposa/Serra do Sol. Parte deles defende a permanência dos fazendeiros e deseja que a área seja homologada com “ilhas” onde os não-índios poderiam plantar. Essa parte dos índios reclama que não vai ser ouvida por Anaya.
“Eu gostaria de visitar a todos que estão interessados em promover a situação dos direitos humanos, mas há problemas de limitações de tempo”, afirmou ele, que vai apresentar relatório sobre o assunto na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
O STF (Supremo Tribunal Federal) julga, no próximo dia 27, o mérito da homologação da terra indígena de 1,7 milhão de hectares em forma contínua. Na recepção, Anaya foi recebido por 700 índios. Jovens pintados com urucum e jenipapo dançaram músicas tradicionais. “Para mim, é uma grande honra estar aqui com vocês e estou muito emocionado com a recepção”, disse Anaya. A conversa entre ele e as lideranças indígenas foi reservada. À Folha, o relator disse que não opinaria sobre o julgamento.
Assinante lê mais aqui

Comento

Alguém está surpreso? Nem com o fato nem com a cara de pau do “índio” da ONU, a maior ONG esquerdopata do planeta. A vinda deste senhor ao Brasil tem um só propósito: tentar intimidar o STF, ameaçando o tribunal com uma repercussão negativa de caráter mundial caso o pleito do CIR, que representa a minoria dos índios da região, não seja atendido.

CIR? Sim. Procurem no arquivo: é aquela entidade ligada ao Conselho Indigenista Missionário, que recebe generoso financiamento da Fundação Ford.

Uma qualidade, ao menos, devemos reconhecer no tal Anaya. Ele não finge: é um descarado sem medo de ser feliz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.