Produção da linha branca teve queda de 10%
Por Marcelo Rehder, no Estadão:Se confirmada pelo governo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)embutido nos preços dos eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras) virá em boa hora para a indústria. Entre outubro de 2008 e fevereiro deste ano, o impacto da crise financeira mundial fez a produção da linha branca […]
Se confirmada pelo governo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)embutido nos preços dos eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras) virá em boa hora para a indústria. Entre outubro de 2008 e fevereiro deste ano, o impacto da crise financeira mundial fez a produção da linha branca cair 10% em relação ao período de outubro de 2007 a fevereiro de 2008. Os dados são da produção industrial apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da retração dos últimos meses, os analistas projetam um ano muito ruim para o setor, por causa da conjuntura desfavorável. Eles dizem que a perspectiva é de manutenção do quadro de spread bancário (diferença entre a taxa de captação e a de empréstimo) elevado e de oferta restrita de crédito ao setor privado e às famílias. Os economistas acreditam também na redução do prazo de financiamento ao consumidor, aumento modesto da massa real de salários e maior inadimplência das famílias. Ao que tudo indica, a recuperação do mercado ainda estaria longe.
“Se o governo não conceder nenhum incentivo, a produção dos itens da linha branca deverá apresentar queda ao redor de 6% este ano”, estima o economista Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores.