PF acha que Dario Morelli foi avisado de operação
Por Ricardo Brandt, no Estadão deste domingo: Dario Morelli Filho, o amigo e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso na Operação Xeque-Mate, na semana passada, pode ter sido informado antecipadamente por alguém de Brasília sobre o monitoramento dos envolvidos na máfia dos caça-níqueis feito pela Polícia Federal. Os grampos citados no inquérito […]
Dario Morelli Filho, o amigo e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso na Operação Xeque-Mate, na semana passada, pode ter sido informado antecipadamente por alguém de Brasília sobre o monitoramento dos envolvidos na máfia dos caça-níqueis feito pela Polícia Federal. Os grampos citados no inquérito revelam que Morelli alertou o suposto chefe da quadrilha, o ex-deputado estadual paranaense Nilton Cézar Servo, para que ele tomasse cuidado com os telefones e acrescentou que havia ocorrido “um pepino feio”.
Entre 11 e 17 de maio, pelo menos sete conversas gravadas indicam o suposto vazamento de informações. Mostram ainda um encontro marcado por Morelli entre Servo e o ex-deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), que foi vice-líder do governo. Segundo as conclusões preliminares da PF, Morelli era sócio de Servo em uma casa de caça-níqueis em Ilhabela, no litoral paulista, e corrompeu policiais para atuar ilicitamente.
Outras gravações de conversas – entre Morelli, Servo e sua mulher, Maria Dalva Martins – mostram outros personagens em busca de informações privilegiadas no governo, além de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula.
(…)
Para a PF, Morelli e Servo tinham sociedade numa casa de caça-níqueis em Ilhabela, registrada em nome de um laranja. Várias conversas mostram que os dois corrompiam policiais para evitar apreensões e contavam com “as costas quentes” de Morelli não só no governo federal, graças à sua amizade com Lula e integrantes do PT.
Em uma conversa entre Morelli e a mulher de Servo, ele reclama de policiais que teriam apreendido máquinas. Dia 18 de maio, às 19h58, Morelli fala de novo com a mulher de Servo e comunica que fecharam a casa de jogos Deck Vídeo Bingo e o responsável era “o delegado seccional”. Confiante, porém, ele garante: “Segunda-feira ele vai abrir aquela p…”. O compadre de Lula conta que iria até a Secretaria de Segurança: “Eu tenho um diretor lá.”
Assinante lê mais aqui