Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Os bandoleiros latino-americanos

(leia primeiro o post abaixo) Ate hoje, acreditem, há analistas muito “sérios” que indagam: “Oh, mas por que chamam Chávez de autoritário? Eles não faz tudo por meio de eleições!” É. A tática, como sabem, é usar mecanismos de “consulta” à população para fraudar a democracia, ensinamento e prática transmitidos a Evo Morales. As organizações […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h56 - Publicado em 19 set 2008, 16h31

(leia primeiro o post abaixo)

Ate hoje, acreditem, há analistas muito “sérios” que indagam: “Oh, mas por que chamam Chávez de autoritário? Eles não faz tudo por meio de eleições!” É. A tática, como sabem, é usar mecanismos de “consulta” à população para fraudar a democracia, ensinamento e prática transmitidos a Evo Morales. As organizações de defesa dos direitos humanos mundo afora vão protestar? Ou ditadores e protoditadores de esquerda da América Latina têm o direito natural à violência?

O continente está se tornando uma gaiola dos loucos. Chávez governa hoje dois países: a Venezuela e a Bolívia, e as violações aos princípios democráticos progridem com o apoio explícito do Brasil. É a diplomacia do Foro de São Paulo. Lula negou asilo ao governador de Pando, na Bolívia, vítima de uma prisão ilegal em seu país — ilegal segundo as próprias leis bolivianas. Negou por quê? Por uma questão ideológica. O governo petista prefere acolher um narcoterrorista como Olivério Medina, metido com tráfico de drogas e de armas.

Há dias, li um texto sobre a crise boliviana que sustentava que o continente, pela primeira vez, havia solucionado uma crise sem a interferência dos EUA. Solucionou? Como? Ora, endossando os arroubos ditatoriais de Evo Morales e seus aloprados, endossando as suas ilegalidades. Oh, não! Esses autonomistas, nativistas, latino-americanistas não querem a interferência americana. Pretendem praticar suas próprias violências.

Na média, a imprensa brasileira é condescendente com um Itamaraty cada vez mais rendido à estupidez e ao baixo proselitismo ideológico. Ou que outra razão haveria para negar o asilo ao governador de Pando? Por que ele não e Medina sim? E que fique claro: não estou igualando os dois, não. O boliviano se insurgiu contra os arroubos ditatoriais de Evo Morales; o falso padre quer uma ditadura narcocomunista. A este o Brasil concede o asilo — e ainda arruma emprego pra sua mulher. O outro leva um chute. E que se lembre: Evo expulsou o embaixador americano — com o apoio de Lula; Chávez seguiu seu colega boliviano.

A diferença entre a diplomacia brasileira, hoje, e a venezuelana ou boliviana é só de tom. O Brasil fala um tanto mais macio, evita os arroubos de teatralidade pitoresca de Chávez, mas segue seus passos, endossa as violências do tiranete venezuelano e pratica as suas próprias: Tarso Genro entregou dois refugiados do regime cubano a seus algozes. Isso já está inscrito na história.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.