Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

O PROER DE LULA ESCONDE SUBSÍDIO AOS GRANDES BANCOS

Então vamos ver. Sim, eu acho que o governo Lula — qualquer governo — tem de se mexer para tentar responder à crise. A tese inicial dos valentes do petismo, a da blindagem do Brasil, já está desmoralizada. Como, de resto, desmoralizado está o discurso histórico do PT. Todas as bazófias e bravatas do partido […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h49 - Publicado em 8 out 2008, 19h11
Então vamos ver.

Sim, eu acho que o governo Lula — qualquer governo — tem de se mexer para tentar responder à crise. A tese inicial dos valentes do petismo, a da blindagem do Brasil, já está desmoralizada. Como, de resto, desmoralizado está o discurso histórico do PT. Todas as bazófias e bravatas do partido já tinham sido desmentidas pelos fatos — embora o partido nunca tenha feito um mea-culpa porque parece lutar para ter não apenas o monopólio da verdade, mas também o da mentira.

Faltava o quê? Faltava o PT fazer o seu Proer, o programa de reestruturação dos bancos privados feito pelo governo FHC, que impediu o país de ir para a breca. Não falta mais: Lula já tem o seu Proer também. Só que há uma diferença entre eles: o dos tucanos era claro, sem subterfúgios; o de Lula é uma enrolação política e esconde seu caráter, vejam só, um tanto discriminatório em favor dos gigantes do setor. Explico tudo. Não sou economista, mas sou lógico.

Como é o Proer de Lula?
1) O governo socorre com dinheiro os bancos pequenos; assim, evita-se uma crise do sistema. Está ótimo;
2) só que o governo dá incentivo para os brancos grandes comprarem a carteira de crédito dos pequenos: eles têm uma redução de 40% do compulsório na medida dessa compra;
3) como foi injetado dinheiro no banco pequeno, e o grande tem redução do compulsório na compra, o que temos, na prática, é o governo subsidiando os bancos grandes para comprarem a carteira de crédito dos pequenos;
4) entenderam ou preciso desenhar?

Como sempre, no petismo, as coisas são feitas de modo oblíquo. E o chefão continua a dizer que nada está acontecendo, pisando em brasa, mas olhando para as estrelas. Perguntem a qualquer economista sério se as coisas não estão sendo feitas assim como estou falando; se, de fato, não é subsídio. A primeira conseqüência óbvia de tal prática é a concentração do mercado de crédito, que já é muito estreito no país.

Continua após a publicidade

Sim, Lula tem o seu Proer. A diferença, reitero, é que, no governo FHC, tratava-se de uma prática clara. No governo Lula, como sempre, as coisa acontecem “é por debaixo dos panos”.

Enquanto o mundo era só prosperidade — também a especulativa! —, Lula malhava FHC. Agora ele já começou a malhar Jorjibúxi. Como vocês sabem, o Apedeuta pode perder o bom senso, mas jamais deixa de fazer as suas piadas — sobretudo as involuntárias.

(leia o próximo post porque isso é apenas parte do problema)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.