Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

O paraíso de Vannuchi, Dilma e Franklin

Leiam notícia que a Efe deu ontem. Volto em seguida: A Administração Geral de Imprensa e Publicações da China (GAPP, na sigla em inglês) comunicou nesta segunda-feira, 18, que investigou por “más práticas” 78 jornalistas chineses e condenou sete deles no ano passado, informou o site chinês CNR. A entidade, encarregada de regular e controlar […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 16h04 - Publicado em 19 jan 2010, 06h11

Leiam notícia que a Efe deu ontem. Volto em seguida:

A Administração Geral de Imprensa e Publicações da China (GAPP, na sigla em inglês) comunicou nesta segunda-feira, 18, que investigou por “más práticas” 78 jornalistas chineses e condenou sete deles no ano passado, informou o site chinês CNR.
A entidade, encarregada de regular e controlar os meios de comunicação chineses, não explicou em que consistiram as penas impostas nem os motivos que levaram a abrir as investigações. “A GAPP mantém históricos dos repórteres que violaram as regras e determinações”, limitou-se a advertir o órgão.
O organismo censor, que no ano passado fechou mais de 15 mil sites por mostrar conteúdos pornográficos, assegurou que em 2010 os esforços continuarão destinados a localizar as notícias “falsas” e a perseguir os repórteres que se beneficiem economicamente de suas notícias ou queiram “influenciar” com elas.
Segundo os dados oficiais, a GAPP recebeu 184 denúncias de más práticas em 2009, a maioria das quais sobre notícias falsas ou interessadas e de fraudes jornalísticas.
Organizações pró-direitos humanos como Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Human Rights Watch (HRW) consideram a China como um dos países de maior censura à imprensa e que conta o maior número de jornalistas presos, com mais de 20 jornalistas presos do total de 125 no mundo.

Comento
Digam se essa não é mesmo a pátria do sonhos de Paulo Vannuchi, Dilma Rousseff e Franklin Martins. No Brasil, a turma da Confecom quer exatamente isto: um “tribunal” (como chamou José Dirceu) para punir os jornalistas que não forem do gosto do “regime”. A tirania também “monitora” os jornalistas. É o que quer a Programa Nacional de Direitos Humanos.

Para arrematar:  os chineses certamente não chamam o que fazem de censura ou perseguição. Dirão que atuam para proteger os direitos do povo e preservar a imprensa popular.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.