Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

O homem de bem é que tem de ser a referência, não o bandido

A propósito do post abaixo e do possível voto do ministro Luiz Fux sobre o Ficha Limpa, cumpre observar algumas coisas. É claro que a lei colaborou para impedir que alguns larápios voltassem ou chegassem ao Congresso. Mas a quais meios se recorre para isso? Todos eles têm seu grau de “eficiência”.  Escolha aleatoriamente um […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h57 - Publicado em 3 fev 2011, 15h54

A propósito do post abaixo e do possível voto do ministro Luiz Fux sobre o Ficha Limpa, cumpre observar algumas coisas. É claro que a lei colaborou para impedir que alguns larápios voltassem ou chegassem ao Congresso. Mas a quais meios se recorre para isso? Todos eles têm seu grau de “eficiência”.  Escolha aleatoriamente um grupo de mil pessoas e meta todos em cana. A chance de você prender alguns bandidos é gigantesca. Mas vale a pena recorrer a esse método? Colabora para um mundo mais civilizado?

No dia em que leis no país puderem retroagir, estaremos no pior dos mundos; os governos de turno poderão recorrer ao expediente para fazer “justiça retroativa”; extingue-se a própria noção de direito. É uma questão de princípio.

Numa entrevista que concedeu logo que deixou o Supremo, o ministro Eros Grau chamou a atenção para isso. E previu que uma eventual derrubada desse aspecto da lei no Supremo geraria contratempos porque já se deu posse a alguns parlamentares. Pois é.

Uma outra questão para refletirmos: não faz sentido agredir direitos fundamentais de todos os cidadãos sob o pretexto de punir bandidos. A ser assim, os bandidos viram o critério de regulação da vida dos homens de bem, quando o certo é o contrário: os homens de bem e que devem ser a referência para que se defina o que é bandidagem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.