Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Ministério Público Federal abre inquérito para investigar venda da Delta

Da Reuters: O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o acordo de venda da Delta Construções para a holding J&F, que controla o frigorífico JBS. A Delta está no centro de denúncias de irregularidades contra o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O inquérito, aberto na sexta-feira, pede informações […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 08h50 - Publicado em 16 Maio 2012, 20h30

Da Reuters:
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o acordo de venda da Delta Construções para a holding J&F, que controla o frigorífico JBS. A Delta está no centro de denúncias de irregularidades contra o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O inquérito, aberto na sexta-feira, pede informações às empresas envolvidas e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem participação no JBS. As companhias receberam do procurador Edson Abdon prazo até a semana que vem para prestar esclarecimentos.

Segundo informou nesta quarta-feira a assessoria de imprensa da Promotoria no Rio de Janeiro, Abdon também pediu informações ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria Geral da União sobre indícios de irregularidades em obras tocadas pela Delta no Estado do Rio de Janeiro. A instauração de inquérito atende a pedido feito pelo procurador regional da República no Rio Nivio de Freitas Silva Filho.

Na semana passada, ao pedir a abertura do inquérito, o procurador regional alegou que, “caso se concretize esse negócio… o BNDES, em evidente afronta aos princípios da legalidade e moralidade, irá inexoravelmente participar de empresa sobre a qual recaem notícias da prática de graves ilicitudes”. Também na semana passada, ao negar ter dado aval à transação entre Delta e J&F, o governo federal lembrou que há um processo na CGU que pode resultar na declaração de inidoneidade da construtora, o que a impediria de ser contratada pela administração pública.

Desde o início das denúncias envolvendo a empresa, a Delta, recordista de contratos no âmbito do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), deixou obras nas quais participava de consórcio com outras empreiteiras e vem sofrendo pressão para abandonar empreendimentos estatais que toca sozinha. Carlinhos Cachoeira é alvo de uma CPI mista no Congresso Nacional que investiga suas relações com agentes públicos e privados. Ele está preso desde fevereiro acusado de comandar um esquema de jogos ilegais.

O relator do que já está sendo chamada CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), já afirmou que um dos principais objetivos da comissão é detalhar a participação da Delta na suposta organização criminosa que seria comandada por Cachoeira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.