Micareta de Cabral reúne 150 mil no Rio
Na Folha: Com coros de “o petróleo é nosso” e “mexeu com o Rio, mexeu comigo”, uma multidão estimada pela Polícia Militar em 150 mil pessoas participou ontem de uma passeata promovida pelo governo do Estado do Rio para protestar contra a redistribuição dos royalties do petróleo. Formada em sua maioria por servidores, que tiveram […]
Na Folha:
Com coros de “o petróleo é nosso” e “mexeu com o Rio, mexeu comigo”, uma multidão estimada pela Polícia Militar em 150 mil pessoas participou ontem de uma passeata promovida pelo governo do Estado do Rio para protestar contra a redistribuição dos royalties do petróleo. Formada em sua maioria por servidores, que tiveram ponto facultativo decretado, e manifestantes uniformizados trazidos de cidades petrolíferas fluminenses como Campos e Macaé, a marcha ocupou a avenida Rio Branco (centro) e teve clima festivo, com trios elétricos de samba, funk e dance music.
Celebridades como Regina Casé, Cissa Guimarães e Xuxa discursaram, afinadas com o tom oficial. O evento foi chamado de “Caminhada contra a Injustiça, em Defesa do Rio”. “Quem gosta de ser roubado?”, perguntou Xuxa, uma das mais aplaudidas, à multidão. Antes dela, a atriz Fernanda Montenegro leu o “Manifesto do Rio”, que critica a proposta de mudança na distribuição dos royalties. Aliados e adversários políticos participaram do ato, mas não discursaram -após percorrer a pé parte do percurso até a Cinelândia, o governador Sérgio Cabral (PMDB) subiu ao palco ao lado de Lindbergh Farias (PT) Rosinha Matheus e Anthony Garotinho (PR), entre outros.
(…)