Marta faz campanha em reduto tucano; eleitores gritam “relaxa e goza”
Por Marina Novaes, na Folha Online:A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, teve hoje um dia típico de campanha, porém, em um reduto considerado tucano entre militantes petistas. A ex-prefeita visitou o comércio da região da Vila Formosa, Tatuapé e da Mooca, na zona leste da cidade, onde alguns pedestres gritaram […]
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, teve hoje um dia típico de campanha, porém, em um reduto considerado tucano entre militantes petistas. A ex-prefeita visitou o comércio da região da Vila Formosa, Tatuapé e da Mooca, na zona leste da cidade, onde alguns pedestres gritaram “relaxa e goza” ao vê-la.
Em 2007, no auge do apagão aéreo, Marta usou essa frase ao fazer uma sugestão aos passageiros que tinham de enfrentar longas filas nos aeroportos do país. “Relaxa e goza”, disse a então ministra do Turismo, tendo de se desculpar em nota oficial por causa da repercussão negativa da recomendação.
A candidata, no entanto, minimizou os comentários e avaliou positivamente a visita à região. “Foram milhares de pessoas que cumprimentamos, milhares de pessoas que abraçamos, e se por algum acaso falaram alguma coisa, eu não escutei. Mas se falou também, falou, ué?”, disse.
Segundo Marta, a região escolhida hoje é considerada resistente ao PT. “Avaliei extremamente positiva [a visita]. É uma região muito resistente ao PT. Na prefeitura nós nunca tivemos uma boa votação aqui também. Todos os companheiros que organizaram as visitas estavam surpresos com a reação positiva”, afirmou.
A ex-ministra exemplificou como positiva a recepção do público feminino, sobretudo o idoso. “Vai ver foi o ‘Viaja Mais Melhor Idade’ [programa lançado por ela no Ministério do Turismo no ano passado] que está fazendo efeito, já que aqui é uma região de classe média”, completou. A classe média é um dos principais focos de campanha da candidata petista, que já declarou à Folha que pretende “reconquistar” o voto desse público.
Embora tenha assumido a liderança da pesquisa eleitoral na última pesquisa do Datafolha, com 38% das intenções de voto, Marta enfrenta 30% de rejeição, especialmente entre os eleitores com nível de escolaridade superior (42%) e com renda familiar superior a dez mínimos (40%).
Em Vila Formosa, a candidata perguntou a um comerciante qual era a resistência que ele teria em votar nela. O comerciante Dário Cortês disse à ex-ministra que, apesar de ter votado no presidente Luís Inácio Lula da Silva nas eleições de 2006, ainda não sabia se “era Marta” nestas eleições. Irritada com a presença de jornalistas, a candidata encerrou a conversa. “Eu queria conversar, mas vou continuar só cumprimentado mesmo”, disse ao sair da loja de roupas.
A ex-prefeita encerrou o dia de campanha com um cafezinho e uma bomba de chocolate em uma tradicional padaria na Mooca, onde o governador José Serra (PSDB) costuma comer profiteroles, segundo o proprietário.