Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Marisa está em coma induzido; é cedo para um prognóstico

O melhor é não passar por coisas assim; em passando, é uma bênção contar com médicos como Marcos Augusto Stavale e Roberto Kalil (foto)

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 2 fev 2017, 13h28 - Publicado em 24 jan 2017, 21h22
Marisa está em coma induzido; é cedo para um prognóstico
Roberto Kalil Filho, médico de Marisa Letícia e de Lula, diz que o caso é grave e que é preciso esperar ()

Foi bem-sucedida a primeira etapa da intervenção a que foi submetida Maria Letícia, mulher do ex-presidente Lula, no Hospital Sírio-Libanês: a arteriografia cerebral. O objetivo é estancar o sangramento decorrente do rompimento de um aneurisma. O médico que conduziu os trabalhos é o neurocirurgião Marcos Augusto Stavale, um dos maiores nomes do mundo na área. Ela está em boas mãos.

Marisa está agora em coma profundo induzido. Sei um tanto dessas coisas porque pesquisei bastante a respeito do dia 23 de dezembro a esta data, quando tive uma dor de cabeça — dor sentinela — que levou à descoberta de um aneurisma. Fiz a cirurgia de crânio fechado — no meu caso, embolização — no dia 28. Tive a sorte que, infelizmente, Marisa não teve: o alerta.

As próximas horas são cruciais. Há, sim, a possibilidade de novos sangramentos. Quando cessar esse processo, vai-se então fazer um primeiro prognóstico sobre eventuais danos irreversíveis e sua extensão. Mas eis uma coisa que não se saberá tão já.

Não custa lembrar que rompimentos de aneurismas cerebrais costumam resultar em morte imediata em 40% dos casos. Ela já passou por uma porta bastante estreita. Que seja bem-sucedida nas que virão.

Continua após a publicidade

Acabo de falar com o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor clínico do Incor e médico do Sírio. Ele acompanha regularmente o estado de saúde do ex-presidente Lula e de sua mulher. E, como é sabido, não só do casal. Personalidades de outras bandeiras partidárias também o têm como referência. No hospital público, Kalil trata de pessoas anônimas. Um médico cuida de pessoas.

Kalil é bastante realista e diz que o quadro de Marisa é, sim, delicado, grave. Reitera que se passou pela primeira etapa, mas alerta que não há, por enquanto, um prognóstico.

Stavale
Uma coisa é certa, e não há como eu não fazer esse registro aqui. O melhor, claro!, é não passar por isso — seja no meu caso, de consequências incomparavelmente menores, seja no de Marisa. Mas, em se passando, que então se saúde a sorte, como saúdo, de ser cuidado por um médico como Stavale.

É o neurocirurgião que cuidou de mim há 10 anos, quando extraí dois tumores do crânio, e no fim do mês passado, quando se descobriu o aneurisma — nesse caso, em parceria com Michel Frudit, que conduziu a embolização.

Continua após a publicidade

Stavale, e vocês podem pesquisar, é uma referência mundial na área. E isso já estaria de bom tamanho. Mas é na sua estupenda capacidade de nos tirar a ansiedade com a sua técnica que ele se destaca.

Sei que fez o melhor por mim. Sei que está fazendo o melhor por Marisa. Sei que sempre fará o melhor por qualquer pessoa em que encoste sua mão precisa e abençoada.

Meus votos pela recuperação de Marisa também alcançam Stavale, como uma homenagem adicional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.