Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Lula vai ensinar a Khamenei como ser um verdadeiro xiita

Por Samy Adghirni, na Folha Online. O título é meu. Comento em seguida: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido durante sua visita ao Irã, nos próximos dias 16 e 17, pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, uma honra reservada aos aliados mais próximos do regime, como o venezuelano Hugo Chávez e o […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 15h20 - Publicado em 11 Maio 2010, 18h03

Por Samy Adghirni, na Folha Online. O título é meu. Comento em seguida:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido durante sua visita ao Irã, nos próximos dias 16 e 17, pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, uma honra reservada aos aliados mais próximos do regime, como o venezuelano Hugo Chávez e o chefe do grupo palestino Hamas, Khaled Meshal.

“O presidente Lula é um grande amigo do Irã, é normal que seja recebido pelo nosso líder supremo”, disse à Folha por telefone Ali Akbar Javanfekr, ex-chefe de comunicação do presidente Mahmoud Ahmadinejad e atual diretor da principal agência de notícias estatal do país, a Irna.

Ali Khamenei detém a palavra final sobre todos os assuntos iranianos, em especial as questões estratégicas como o programa nuclear, que Teerã diz ter intenções pacíficas. O líder supremo aparece raramente em público e só o mais alto escalão do governo tem acesso a ele.

O Brasil espera aproveitar o encontro com o líder supremo, que acontecerá no domingo às 12h (horário local) para reforçar uma proposta em debate na ONU para que o urânio do Irã seja enriquecido em outro país antes de ser devolvido a Teerã. A formula evitaria que os iranianos mantivessem estoques suficientes para fabricar uma bomba atômica.

Continua após a publicidade

A oferta tem apoio da Turquia, que ocupa, ao lado do Brasil, uma das dez cadeiras rotativas do Conselho de Segurança da ONU, e se ofereceu para ser depositária dos estoques iranianos. Lula cogita fazer uma breve escala em Istambul após passar no Irã para reportar aos aliados turcos o teor das conversas em Teerã.

As potências ocidentais dizem que as ressalvas iranianas sobre o tempo e o local do intercâmbio de urânio demonstram a má vontade de Teerã.

Independentemente do resultado da mediação brasileira, o espaço aberto na agenda com poucos encontros públicos de Khamenei é uma demonstração de apreço a Lula, visto em Teerã como um aliado fiel que resiste a todas as pressões do Ocidente para punir e encurralar o Irã por causa de seu programa nuclear.

Continua após a publicidade

O governo iraniano avalia que Lula é um líder independente e corajoso por defender que todos os países signatários do Tratado de Não Proliferação, incluindo o Irã, desfrutem de seu direito de enriquecer urânio para fins médicos ou produção de energia.

A posição brasileira está resumida em uma frase repetida à exaustão por Lula: “defendo para o Irã o mesmo que para o Brasil.” O presidente brasileiro ficará dois dias em Teerã em vez da mais frequente estadia de um dia único –sinal da importância conferida pelo Itamaraty à visita.

Críticos dizem que o presidente brasileiro é ingênuo ao acreditar nas intenções pacíficas do programa nuclear iraniano e que é incabível o apoio a um regime acusado de violações de direitos humanos.

Continua após a publicidade

Comento
Que orgulho! Eu não esperava nada menos do que isso: um aiatolá se encontrando com o outro.

A diferença entre eles deve ser só quanto à eleição de Mahmoud Ahmdinejad. O conselho dos aiatolás admitiu que houve fraude. Lula não admitiu e ainda disse que a oposição se comportava como torcida frustrada com a derrota do time.

Espero que Lula contribua para endurecer o coração de Khamenei, devolvendo-o, se me permitem o gracejo, ao xiismo mais… xiita!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.