Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Lula, Serra, encontro com governadores. E a pauta?

A pauta permanente das editorias de política é a esperada reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador eleito de São Paulo, José Serra. Até um encontro jamais marcado foi — imaginem só! — desmarcado na última hora… Tudo porque teria vazado. A fonte da fofoca, evidentemente, são os petistas. Alguém […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h58 - Publicado em 27 nov 2006, 23h00
A pauta permanente das editorias de política é a esperada reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador eleito de São Paulo, José Serra. Até um encontro jamais marcado foi — imaginem só! — desmarcado na última hora… Tudo porque teria vazado. A fonte da fofoca, evidentemente, são os petistas. Alguém acredita que um presidente da República e o principal líder da oposição, contra quem se montou o dossiê fajuto, conseguiriam se encontrar em Brasília de forma sigilosa? Pode-se sempre duvidar da inteligência do leitor — não neste blog, hehe —, mas chega a ser desrespeitoso duvidar da de Serra. O “vazamento” do que não houve é positivo para Lula, é claro. Eis aí o homem da conciliação, o esperto, o que leva todo mundo no bico, até tucanos…

O ministro Tarso Genro, das Relações Institucionais, afirma que o encontro do presidente com Serra, Aécio Neves (PSDB-MG) e André Puccinelli (PMDB), governador eleito de Mato Grosso do Sul, acontece antes do fim do ano. É possível. Havendo o convite, nenhum deles pode recusar. Todos têm pela frente o governo de seus Estados num país que é “quase” uma federação. Mas é bom pôr a coisa nos seus justos termos.

A idéia de que se pode reeditar uma “República dos Governadores” é uma tolice sem par. É mais um factóide do petismo, assim como o tal “Conselho de ex-presidentes”. O que Lula está querendo é dividir o peso do andor da governabilidade com os governadores de oposição. Dentre os 27 eleitos ou reeleitos, ele tem o apoio integral de pelo menos 20 deles. Precisa da oposição para quê? Tenho uma vaga idéia.

Lula já está enfrentando a pressão de alguns de seus aliados — sobretudo daqueles que não aparecem — para, por exemplo, reformar a Previdência. No melhor dos mundos, o PSDB entraria de bobo alegre, oferecendo o pescoço, e o PT, com a corda, cumprindo a sua parte do acordo. Em nome da “governabilidade” e das contas, as oposições fariam o trabalho de cortar benefícios, enquanto a ala esquerda do Moderno Príncipe faz seu proselitismo. Lula também quer ver os Estados fazendo esforço para cortar gastos. Mas o governo federal, até agora, só os amplia.

Se Lula quer um “entendimento nacional”, forçoso seria ter, vá lá, ao menos uma agenda. Cadê? Por enquanto, estamos assim: como a economia vai crescer menos do que se previa, o governo corta gastos — não os da máquina, bem entendido —, o que faz com que ela cresça menos ainda. Mas tudo bem: a pauta vai continuar a preencher o vazio por mais algum tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.