Lula propõe aposentadoria a ex-campeões mundiais de futebol
Da Reuters. Volto no post seguinte:“Não é justo um país com 190 milhões (de habitantes) não permitir que os poucos que conseguiram enaltecer a alma de nossa gente ao mundo não mereçam o reconhecimento do Estado brasileiro. Nós vamos fazer essa reparação”, disse Lula em discurso.A intenção de Lula é encaminhar um projeto de lei […]
“Não é justo um país com 190 milhões (de habitantes) não permitir que os poucos que conseguiram enaltecer a alma de nossa gente ao mundo não mereçam o reconhecimento do Estado brasileiro. Nós vamos fazer essa reparação”, disse Lula em discurso.
A intenção de Lula é encaminhar um projeto de lei ao Congresso para criar uma aposentadoria especial para os atletas campeões mundiais de futebol.
“O ministro Orlando (Silva, do Esporte) e o ministro do Planejamento (Paulo Bernardo) vão me apresentar uma proposta e quero ver se a gente consegue resolver isso o mais rápido possível, porque não é sempre que a gente consegue produzir heróis”, acrescentou o presidente.
Orlando Silva disse que na segunda-feira terá um encontro em São Paulo com ex-campeões e que o projeto será focado em atletas que não tenham determinado rendimento e que precisam efetivamente de apoio.
Na reunião de segunda-feira, o ministro do Esporte espera que sejam definidas as situações que merecerão o benefício. A expectativa de Orlando Silva é que o projeto de lei esteja pronto em 30 dias.
“Evidentemente vai surgir a discussão sobre campeões do mundo de outras modalidades”, previu. “Primeiro, vamos resolver essa demanda do presidente e depois vamos discutir outras modalidades.”
Campeão mundial em 1958 e 1962, como jogador, e ainda em 1970, como técnico, Zagalo acredita que aposentadoria é válida, mas se colocou fora da lista de futuros beneficiários.
“Graças a Deus estou numa situação boa, mas aqueles que conseguiram títulos e estão em dificuldades, acho que merecem muito pelo que fizeram pelo país”, defendeu.
Outro participante da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, Mazola, disse que a aposentadoria seria uma justa consideração por parte do governo.
“Nós da Copa de 58 somos apenas 13. O mais novo tem entre 68 e 69 anos, o resto está acima de 70. (A aposentadoria) não é devida, mas é muita bonita.”
Durante a cerimônia em homenagem aos campeões de 58, Lula disse que Zagalo é quem mais conhece Copa do Mundo no Brasil e deveria ser nomeado consultor de Copas.
Perguntado sobre o que diria a Dunga, atual técnico da seleção brasileira, se já fosse consultor de Copa, Zagalo saiu em defesa do treinador.
“Eu vou defender o Dunga. Ele já ganhou uma Copa América; jogou três vezes contra a Argentina, ganhou duas de 3 x 0 e empatou uma em 1 x 1, e nós temos muitos jogadores de fora. A tendência da seleção é crescer”, disse Zagalo.
Para o ex-treinador, o Brasil vai se classificar nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e Dunga tem tempo para aprimorar a seleção.
“Vamos com calma…o Dunga tem ainda um trabalho olímpico pela frente e dali ele tem como tirar conclusões, mexer onde não está bem.”